Cotidiano

Temer reúne ministros para discutir crise de segurança no Espírito Santo

BRASÍLIA ? O presidente Michel Temer faz reunião neste domingo com três ministros sobre a crise de segurança pública no Espírito Santo, que já tem mais de 140 mortos. Os chefes da Defesa (Raul Jungmann), Justiça (José Levi do Amaral, interinamente) e Gabinete de Segurança Institucional (Sérgio Etchegoyen) estão no Palácio do Jaburu, residência oficial de Temer.

Neste domingo ? nono dia da onda de violência ?, a secretaria de Segurança do Espírito Santo informou que 875 policiais se apresentaram neste domingo. São policiais de folga, férias ou que deixaram os batalhões sem farda. O bloqueio dos quarteis pelas mulheres dos soldados segue. Entretanto, boa parte desses agentes está sem uniforme e equipamentos e, por isso, não podem patrulhar as ruas.

Temer só se manifestou sobre a situação drástica do estado na última sexta-feira, uma semana após o começo da crise. Em nota, chamou de “inaceitável” a paralisação de policiais, e disse que enviará militares a estados “sempre que necessário”. Michel Temer afirmou que a população não pode ficar “refém” de reivindicações.

Em janeiro, o presidente ficou quatro dias em silêncio completo após o massacre no presídio de Manaus, que deixou 56 presos barbaramente assassinados. Quando se pronunciou, chamou a matança de “acidente”.