Cotidiano

Temer receberá senadores aliados em jantar pró-PEC do teto de gastos

BRASÍLIA – O presidente Michel Temer vai receber mais de 60 senadores aliados no Palácio da Alvorada, na quarta-feira à noite para um jantar. O cardápio é a votação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do teto de gastos, que deve ser votada no plenário do Senado na última semana deste mês. Segundo o Palácio do Planalto, a senadora Kátia Abreu (PMDB-TO) foi convidada e estará presente no jantar. Esta será a primeira vez que ela voltará ao Alvorada, desde que Dilma Rousseff sofreu o impeachment. Kátia foi uma das maiores defensoras da petista durante o processo.

Um auxiliar do presidente diz que Temer está com foco total para aprovar esta matéria, considerada o coração do ajuste fiscal desejado pelo governo. A PEC já foi aprovada em dois turnos na Câmara e precisa ser avalizada também em dois turnos pelo Senado.

Temer pediu para os ministros políticos e seus principais assessores cancelarem viagens e ficarem em Brasília nas próximas semanas cuidando da votação. Deverão participar do jantar os ministros da área econômica – Henrique Meirelles (Fazenda) e Dyogo Oliveira (Planejamento) – e os ministros palacianos Geddel Vieira Lima (Secretaria de Governo) e Eliseu Padilha (Casa Civil). A primeira-dama, Marcela Temer, também estará presente. Alguns senadores levarão suas esposas.

Quando a PEC estava na Câmara, Temer também reuniu deputados aliados no Alvorada para apresentar números reforçando a necessidade de aprovação da matéria.