Cotidiano

Temer recebe próximo secretário-geral da ONU e presidente de Portugal

BRASÍLIA – O presidente Michel Temer recebeu nesta segunda-feira no Palácio do Planalto o próximo secretário-geral da ONU, o português Antônio Guterres, e os presidentes de Portugal, Cabo Verde, Angola e Timor Leste, em encontros bilaterais. À tarde, Temer vai ao Palácio do Itamaraty para a abertura da XI Conferência da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Com o presidente luso, Marcelo Rebelo de Sousa, Temer abordou o pretendido ajuste fiscal brasileiro, como o limite para o crescimento dos gastos públicos, reforma da Previdência e parcerias com a iniciativa privada.

Na bilateral com o presidente de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, foram assinados acordos de serviços aéreos. Michel Temer e Fonseca também conversaram sobre possíveis cooperações na segurança pública.

O vice-presidente de Angola representou o país na vinda ao Brasil. Manuel Vicente agradeceu o terreno concedido para a construção da nova sede da embaixada angolana em Brasília.

Temer também recebeu o eleito secretário-geral da ONU, o português Antônio Guterres. No último dia 13, quando a Assembleia Geral aprovou a escolha do Conselho de Segurança por unanimidade, o presidente telefonou a Guterres para parabenizá-lo. Ele substituirá o sul-coreano Ban Ki-moon.