Esportes

Temer recebe atletas e diz que o 'importante é competir, mas também ganhar'

OLY-2016-RIO-BRAZIL-DELEGATION-TEMER-NUZMAN-PICCIANI-PADILHA-GA52QDS7K.1.jpg

BRASÍLIA – O presidente interino Michel Temer afirmou nesta quarta-feira que no esporte o importante não é apenas competir, mas ganhar medalhas. Numa solenidade, no Palácio do Planalto, com atletas da delegação brasileira que vão participar das Olimpíadas, Temer disse também que o Brasil é uma democracia estável, onde as “coisas estão caminhando bem”. Mais de 50 atletas participaram do encontro com o presidente.

– Como se diz no esporte, o importante é competir. Eu vou dizer a vocês, para nós o importante é competir, mas também ganhar. Então eu espero que vocês tenham o sucesso que merecem em face do treinamento que tiveram ao longo de todo esse período. Tenho certeza absoluta que os senhores e as senhoras terão muito sucesso, farão o orgulho do Brasil – afirmou.

Temer disse ainda que 5 bilhões de pessoas deverão assistir as competições e que, por isso, é importante que os atletas tenham um bom desempenho. Para ele, eventuais vitórias indicariam a pujança do país. O presidente também entende que, para além das disputas, os jogos são um momento de confraternização universal, uma oportunidade aproximação e integração entre os povos.

– Quando os senhores, as senhoras, vocês todos puderem ostentar as medalhas nós estaremos revelando o Brasil onde a democracia é estável, onde as coisas estão caminhando muito bem, onde as instituições funcionam. Os senhores, por assim dizer, serão os embaixadores do nosso país – afirmou.

Numa entrevista depois do discurso do presidente, a judoca Sarah Menezes, uma das estrelas da delegação brasileira, disse que vem treinando duro e que espera ganhar uma medalha, nem que seja de de bronze. Para ela, não é possível dizer se repetirá o sucesso dos jogos passados, quando se sagrou campeã. Mas está segura de que terá um bom desempenho. Sarah foi a primeira judoca brasileira ganhar medalha de ouro olímpica.

– Estou me sentindo forte.Tenho confiança – disse

Lara Teixeira, da equipe de nado sincronizado, entende que a competição será bem difícil. Esta é a primeira vez que uma equipe completa desta modalidade participa de uma competição olímpica. Ela diz, no entanto, que o fato do país sediar os jogos ajudará no desempenho das atletas e que terminar a competição entre os seis primeiros já seria um bom resultado.

– Agora a sensação é : não aguento mais treinar. Quero competir – disse ao responder uma pergunta sobre como esta se sentindo nesses dias que antecedem os jogos.