Cotidiano

Temer reafirmará compromisso com Brics em jantar com chefes de Estado

GOA, Índia – Num jantar informal entre os chefes de Estado do Brics na noite deste sábado (início da tarde no Brasil), o presidente Michel Temer reafirmará o compromisso do seu governo com o grupo. O GLOBO teve acesso ao teor do rápido discurso. Ele ressaltará que é sua primeira participação numa cúpula do Brics como presidente do Brasil e lembrará que a vocação natural do grupo é contribuir para a construção de um mundo mais multipolar, em que desafios coletivos sejam enfrentados por meio da diplomacia e da cooperação.

Michel Temer ressaltará avanços dos últimos anos. Falará, por exemplo, da consolidação do Novo Banco de Desenvolvimento, que já se encontra em operação, o Arranjo Contingente de Reservas (uma poupança conjunta em tempos de crise) e o desenvolvimento de visões comuns sobre diversos desafios da agenda global.

Dirá ainda que a estratégia para a parceria econômica dos países abriu novos horizontes para a coordenação e dará frutos relevantes para o desenvolvimento de nossos países. E citará que o Brasil acredita que é onde é possível avançar mais é a cooperação no campo da saúde púbica, especialmente no acesso a medicamentos básicos.

O presidente falará aos demais chefes de Estado que a Cúpula de Goa, realizada neste fim de semana na Índia, consolidará uma nova dimensão para a nossa cooperação, sobre a base de um patrimônio de intensos contatos entre nossos governos e nossas sociedades civis.

O jantar em que esse discurso será realizado às 20 horas (13h30) e será fechado à imprensa.