Cotidiano

Temer quer reforma política em 'brevíssimo tempo'

2016 918587618-201606231445150483.jpg_20160623.jpgBRASÍLIA ? O presidente interino Michel Temer afirmou que vai propor uma reforma política em “brevíssimo tempo”. Sem cravar uma data, Temer deu a entender que aguarda a votação do impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff no Senado para buscar uma reforma política e também ministerial. O peemedebista falou à “Rádio Estadão” nesta sexta-feira, no Palácio do Jaburu.

Custo Brasil ? dia seguinte

? Quero incentivar muito a reforma política. Eu quero apanhar dois, três, quatro pontos. Não podemos fazer uma reforma do sistema com muitos pontos, mas eu conversarei com líderes da Câmara e do Senado para incentivá-la ? declarou, ressaltando que respeita as divisões dos Poderes, e que esta reforma é papel do Congresso. Contudo, afirmou que participará se o Legislativo permitir.

? Em brevíssimo tempo nós vamos tomar ou retomar esse tema (reforma política) ? completou, admitindo que é “muito difícil” governar com 35 partidos, além de considerar legendas que estão sendo criadas.

Temer avalia que a conjuntura atual determina ao Congresso essa reforma.

Ao ser perguntado sobre a prisão de Paulo Bernardo, ex-ministro de Dilma e também do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Temer classificou-a como um “fato doloroso”. O presidente interino disse estar preocupado com um impasse jurídico motivado pela ação de busca e apreensão na casa de Bernardo e da senadora Gleisi Hoffmann (PT-RS), sua esposa, que tem foro especial. O PT atacou a “invasão” da casa da parlamentar sem autorização do Supremo Tribunal Federal.

? É um fato doloroso. Eu até vi hoje uma declaração da senadora Gleisi dizendo que ele foi detido na frente dos filhos. Quero publicamente lamentar os fatos – disse Temer, que só se manifestou um dia depois da prisão. Ele afirmou que espera que o imbróglio entre o Judiciário e o Legislativo seja resolvido o mais rápido possível.

Nesta quinta-feira, a Polícia Federal prendeu Paulo Bernardo, ex-ministro de Dilma e Lula, na Operação Custo Brasil, um desdobramento da 18ª fase da Lava-Jato. Bernardo, ex-tesoureiro petista, é acusado de receber R$ 7 milhões em propina. Policiais federais também cumpriram mandado de busca no Diretório Nacional do PT, em São Paulo.

Horas depois de o Reino Unido definir em plebiscito que deixará a União Europeia, Michel Temer afirmou que é preciso esperar para saber o impacto que a decisão trará ao Brasil. O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, fará uma reunião na tarde desta sexta-feira com o embaixador do Reino Unido, Alex Ellis.

Temer voltou a criticar que a diplomacia brasileira era acostumada a pautar-se por critérios ideológicos, e que ele pretende ter contato com todos os países, sem estar preso a ideologias ou ao próprio Mercosul.

O presidente interino também repetiu que não será candidato à Presidência em 2018.

? Se eu conseguir nesses dois anos e meio colocar o Brasil nos trilhos… Eu já tinha uma vida pública razoavelmente bem exitosa. Para mim, será suficiente. Não terá meu retrato na urna (em 2018) ? declarou Temer.