Cotidiano

Temer quer perfil do advogado Mariz de Oliveira na Justiça

mariz_de_oliveira-stf.jpgBRASÍLIA ? O presidente Michel Temer disse a aliados que prefere para o Ministério da Justiça um nome eminentemente de jurista. Temer gostaria de indicar o amigo Antonio Cláudio Mariz de Oliveira, que conhece há mais de 40 anos. Segundo aliados, Mariz era a escolha de Temer até para o Supremo Tribunal Federal (STF), mas a idade o retirou da indicação.

Ministro da Justiça

Segundo peemedebistas que estiveram com Temer, o presidente quer “o perfil do Mariz” para a Justiça, apesar de os partidos estarem brigando pela vaga.

Considerado um advogado à moda antiga, ele impede seus clientes de falar com a imprensa antes do julgamento e é contrário à assinatura de acordos de delação premiada. Em uma entrevista ao site Consultor Jurídico em 2015, criticou o uso das colaborações de acusados para incriminar outros suspeitos, sem apoio em provas documentais. ?Voltou-se à Bíblia. Porque é o verbo na escuta e o verbo na delação?, ironizou acidamente, como é de seu estilo.

Mariz chegou a se cotado para o ministério durante o governo interino de Temer, antes do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff. Mas o então vice-presidente desistiu após entrevista do advogado em que ele fez críticas pontuais à operação Lava-Jato e, especialmente, ao uso que vem sendo feito da delação premiada.

Em janeiro de 2016, o criminalista assinou, ao lado de mais de 100 advogados, um manifesto inspirado pela Odebrecht, em que qualificava a investigação como uma “espécie de Inquisição”, argumentando que os princípios da plena defesa e a presunção de inocência não estavam sendo contemplados.

Na lista de juristas cotados para o ministério, também está o ex-presidente do Supremo Ayres Britto. O ex-ministro Nelson Jobim, que foi ministro da Justiça e presidente do Supremo, negou que tenha sido cotado e que aceitaria.

No início da tarde desta terça-feira, após se encontrar com o presidente da Argentina, Mauricio Macri, no Palácio Itamaraty, Temer disse que a escolha do novo ministro da Justiça será de sua cota pessoal, por ser uma pasta muito importante. Sobre sua decisão de indicar Alexandre de Moraes para uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF), disse que só houve “elogios”.

? Será uma escolha pessoal. O ministro da Justiça é muito importante. Vamos escolher de forma pessoal ? disse Temer a jornalistas.

Mais cedo, o presidente disse que vai demorar ?muitos dias? para indicar o novo ministro da Justiça. O presidente foi perguntado sobre quando irá anunciar o substituto de Moraes. Primeiro fez um sinal de “depois”. Em seguida, diante da insistência de jornalistas disse que demoraria “dias” para fazer a escolha. E depois completou: “muitos dias”.

Temer tem dito a interlocutores que não tem pressa para tomar essa decisão, já que Moraes ainda terá de ser sabatinado pelo Senado, processo que só deve ser concluído no fim do mês.

Principais partidos da base aliada, PSDB e PMDB devem travar uma disputa para indicar o novo ministro da Justiça. Após receber o pedido de desfiliação do PSDB de Alexandre Moraes, o presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves (MG) descartou a ida do senador Antonio Anastasia para Justiça.

Anastasia será o vice-presidente da Comissão de Constituição e Justiça do Senado (CCJ).

? O que posso antecipar é que Anastasia não tem se mostrando disposto a se distanciar de suas atividades do Senado. Foi o que ele me disse ontem ? avisou Aécio.