Cotidiano

Temer: ?projeção para este ano é redução ainda maior da inflação?

BRASÍLIA – O presidente Michel Temer comemorou a queda da inflação, que fechou o ano em 6,29%, voltando a ficar abaixo do teto da meta, que é de 6,5%. Após divulgação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), medido pelo IBGE, nesta quarta-feira, Temer disse que o plano do governo para este ano é que a taxa vá para o centro da meta, de 4,5%, e que sua gestão está no “caminho certo”.

? O que o governo está fazendo está no caminho certo, adequado, dando resultados positivos. A projeção para este ano é redução ainda maior da inflação, para ficar, na verdade, no centro da meta ? declarou Temer, em abertura de reunião com ministros do núcleo de infraestrutura sobre retomada de obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Temer também ressaltou as reformas prioritárias do governo e disse que a gestão fez em seis meses o que se pensava que levaria dois anos. Ele destacou a aprovação do teto para os gastos públicos pelos próximos 20 anos, e o envio ao Congresso Nacional da reformas previdenciária e trabalhista.

Em 2015, o IPCA chegou aos dois dígitos, registrando 10,67%. Com a taxa de dezembro de 2016, de 0,30%, divulgada nesta quarta-feira, o índice ficou acumulado no ano em 6,29%. A taxa para o mês é a mais baixa desde 2008, quando foi de 0,28%.