Cotidiano

Temer prega unidade para reverter desemprego no país

BRASÍLIA – O presidente Michel Temer disse nesta quinta-feira que o lema fundamental de seu governo é o emprego. E que para reverter o quadro de 12 milhões de desempregados no país, é preciso “unidade”. As falas foram feitas durante seminário de comemoração dos 75 anos da Justiça do Trabalho, no Tribunal Superior do Trabalho (TST). No evento, o presidente foi condecorado com a ordem do mérito judiciário do trabalho, na categoria Grão Colar. Ao receber a honraria, Temer perguntou se esta era a categoria máxima do prêmio.

? Quero agradecer a outorga da comenda aqui no grau Grão Colar. É o máximo, né? Veja só! ? disse, envaidecido.

Novamente Temer voltou a citar a Constituição para afirmar que a perda do emprego é uma violação a um dos pilares da Carta Magna, o da dignidade humana. Nesta quinta-feira, o Ministério do Trabalho informou que o mercado formal de trabalho no país registrou em outubro o 19º mês seguido de números negativos – mais vagas fechadas do que abertas. No acumulado de 2016, o Brasil já perdeu 751.816 empregos com carteira assinada.

? O Brasil, senhores, quando falamos de 12 milhões de desempregados, precisamos saber que a reversão desse quadro exige unidade de todos nós. Encontro permanente com o Congresso Nacional e a sociedade. Estamos promovendo reformas essenciais, cruciais para o resgate da confiança, que se traduz em investimento ? disse, e completou chamando de “corajosas” reformas econômicas pretendidas pelo governo:

? Em meio às corajosas reformas que, com apoio do Congresso, estamos levando adiante, perseguimos meta fundamental que se resume, na verdade, a uma palavra: emprego. É um lema que nos inspira, porque também pensamos na harmonia social. Evidentemente, quando houver pleno emprego, a harmonia social crescerá substancialmente.

O presidente garantiu que manterá as “vitórias” do povo brasileiro. Duas propostas do governo devem afetar diretamente a situação de empregados no país: a previdenciária, que pode ser enviada nas próximas semanas, e a trabalhista.Temer defendeu que essas reformas atrairão emprego e “prosperidade”.

? Para criar empregos e gerar prosperidade, para que famílias possam estar amparadas em seu desejo de uma vida melhor, é que estamos empenhados na construção desse país renovado. Cada vitória conquistada pelo povo brasileiro é e será respeitada. Cada avanço construído e cada ganho será honrado. A justiça tem como fundamento a seriedade no manejo do dinheiro público ? pontuou.