Cotidiano

Temer pede esforço de ministros para gerar empregos: ?Devemos sair com aplausos do povo?

BRASÍLIA ? Após tomar posse como presidente da República, Michel Temer reuniu seu ministério e declarou que trabalha com o horizonte de 2 anos e 4 meses, afirmou que fará um governo descentralizado e pediu que cada ministro se empenhe em desburocratizar as ações de suas pastas. Temer declarou ainda que os ministros fizeram “tudo muito bem feito” durante a interinidade, o que “resultou na efetivação de todos”.

? Agora, entretanto, inauguramos uma nova fase em que temos um horizonte de 2 anos e 4 meses. A patir de hoje, a cobrança será muito maior sobre o governo. E esperamos que façamos aquilo que temos alardeado: colocar o Brasil nos trilhos em todas as áreas. Não baste que o presidente centralize as decisões. Os senhores têm capacidade, já demonstraram isso, de conduzir suas pastas. Devemos sair daqui a dois anos e quatro meses com aplausos do povo brasileiro. Não será fácil ? disse.

O peemedebista disse ainda que a vai procurar as bancadas dos partidos para debater medidas urgentes, como a reforma da Previdência, e apontou o combate ao desemprego como uma das prioridades de seu governo:

? Temos essa margem enorme de desempregados. São quase 12 milhões. É uma cifra assustadora. Não há coisa mais indigna que o desemprego. Isso fere um dos principios constitucionais, que é o da dignidade da pessoa humana. Quando falamos em gerar emprego, é exata e precisamente para cumprir esse preceito constitucional. Quando vemos amargor nas pessoas nas ruas, é por casua do desemprego. Na medida em que comecemos a gerar empregos, começamos a tirar esse amargor. Peço que se dediquem tendo esse horizonte de dois anos e quatro meses. Quero pedir que criem grupos para desburocratizar as medidas que são geridas pelos ministérios.

Temer também rebateu as acusações de que o impeachment de Dilma Rousseff foi um golpe.

? Um golpe que durou mais de 100 dias? Com 40 testemunhas? Com o Supremo presidindo? ? declarou.