Cotidiano

Temer nega interferência nas eleições para presidência da Câmara e do Senado

Temer04-11.jpgBRASÍLIA ? Em meio à crescente divisão da base aliada do governo pela disputa da presidência da Câmara e do Senado, o presidente Michel Temer declarou que não interferirá no assunto. Por meio do porta-voz, Alexandre Parola, nesta sexta-feira, Temer pediu ainda “união” à base parlamentar.

? À semelhança do que aconteceu nas eleições municipais, em que não interveio em nenhuma das disputas eleitorais, (o presidente) manterá a mesma conduta de não envolvimento no processo de escolha e eleição das futuras presidências do Senado Federal e da Câmara dos Deputados ? afirmou.

As eleições para as Casas acontecerão em fevereiro. Na Câmara, por exemplo, pelo menos quatro nomes da base já surgiram para o pleito: o atual presidente, Rodrigo Maia (DEM-RJ), que busca uma brecha jurídica para se reeleger de mandato tampão; Rogério Rosso (PSD-DF), do Centrão, que nesta quinta-feira enviou uma carta a seus pares sinalizando candidatura; Jovair Arantes (PTB-GO); e Antonio Imbassahy (PSDB-BA).

Para o Senado já despontam, do partido de Temer e do atual presidente da Casa Renan Calheiros, Eunício Oliveira (PMDB-CE) e Romero Jucá (PMDB-RR). Jucá é o novo líder do governo no Congresso deste esta quinta-feira. Ele foi ministro do Planejamento de Temer por 12 dias. Saiu após divulgações de conversas dele com o ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado, nas quais Jucá sugeria frear a Operação Lava-Jato.

Michel Temer ressaltou que o Planalto tem “ampla base parlamentar” e que é de “grande importância manter a união desta base de apoio”.