Cotidiano

Temer não contraria Papa, que lamentou momento triste do Brasil: ?equivocado, jamais?

2016 936189873-201609030649408496_AFP.jpg_20160903.jpgHANGZHOU – O presidente Michel Temer comentou, neste domingo, durante viagem à China, as declarações do Papa Francisco, que pediu oracões para o momento triste que vive o Brasil. Temer disse acredita que o pontíficie revelou uma preocupação com o país, que todos têm. E disse que a alegria vem ?pouco a pouco?.

? Acho que ele revelou uma preocupação com o Brasil. Uma preocupação que todos temos. Acho que alegria vem pouco a pouco. Se nós pegarmos que saímos de um instante um pouco complicado, eu não tenho a menor dúvida disso. Foram três, quase quatro meses de uma problemática político-institucional que gerou conflitos ? afirmou o presidente.

Perguntado se o Pape estaria, equivocado, disparou:

? Equivocado, jamais! Até quando eu fiz a saudação do Papa na despedida dele, ele muito humildemente, em dado momento disse: ?olha, eu quero bater na porta do coração de todos os brasileiros para poder entrar no coração de todos os brasileiros?. Na despedida, eu disse ?o senhor fez como São Pedro, o senhor já abriu a porta do coração de todos os brasileiros de modo que não é preciso bater mais às portas do coração de ninguém?.

No sábado, o Papa Francisco afirmou neste sábado que o Brasil atravessa um “momento triste?, sem detalhar o contexto político do país, durante a inauguração de uma estátua de Nossa Senhora Aparecida, nos Jardins Vaticanos, em Roma. De acordo com a agência de notícias Ansa, o pontífice também confessou que provavelmente não visitará o país em 2017, como tinha sido cogitado sobre o roteiro de sua próxima viagem pela América Latina.

Em seguida, Francisco convidou os presentes a rezarem “para que Nossa Senhora Aparecida siga protegendo todo o Brasil, todo o povo brasileiro, neste momento triste”.

Temer voltou a dizer que manifestações democráticas são importantes, mas destacou que “manifestação não é depredação”. Segundo ele, durante as manifestações de junho de 2013, muitos no governo teriam criticado o movimento, enquanto ele defendera. No entanto, afirma que o movimento naufragou por causa dos depredadores.

? Vocês se lembram que quando começaram a depredar, o movimento ficou paralisado. Exata e precisamente o que mostra que o povo brasileiro não é afeito a depredação. E nem a ordem jurídica admite depredação.

O presidente destacou que depredação é delito.

? Isso não é manifestação e acho que nesse sentido que o papa, que é sábio, vendo tudo isso, disse: orem pelo Brasil para, quem sabe, fazer o que eu tenho pregado. Vamos pacificar o país. Quem faz uma oração, faz para que a ação seja pacificadora. Acho que é isso o que o Papa está pedindo.