Cotidiano

Temer manifesta a Janot preocupação com vazamentos

BRASÍLIA ? O presidente Michel Temer aproveitou o encontro que manteve nesta quinta-feira com o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, para manifestar sua preocupação com os vazamentos das delações da Odebrecht. Segundo um auxiliar do presidente, o peemedebista teria dito a Janot que é importante que o Ministério Público mantenha a linha da “legalidade”, evitando repassar informações das delações. Entre assessores do presidente, no Planalto, há a convicção de que os vazamentos da delação de Cláudio Melo Filho, ex-vice presidente de Relações Institucionais da Odebrecht, partiram dos procuradores.

Na delação, Temer é citado pelo delator Cláudio Melo e acusado de ter participado de reunião com Marcelo Odebrecht, então presidente da empreiteira, e pedido doação para o PMDB. Após a reunião, Marcelo Odebrecht teria determinado repasse de R$ 10 milhões ao partido de Temer.

? Ninguém consegue governar, quando vazamentos só jogam o governo para dentro buraco. Se todas as delações forem vazadas, o governo não vai fazer outra coisa, a não ser tentar sair do buraco ? disse um interlocutor de Temer.

A audiência de Janot com Temer foi marcada, oficialmente, para que os dois conversassem sobre o Fundo Penitenciário Nacional (Funpen). Além de Lava-Jato e Funpen, eles também teriam tratado sobre repatriação.