Cotidiano

Temer, Lula e Sarney homenageiam papel de Mário Soares na democracia

PORTUGAL25ABRIL21-1024x682.jpg

SÃO PAULO – O presidente Michel Temer e os ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e José Sarney prestaram homenagens a Mário Soares, ex-chefe de Estado português, morto aos 92 anos neste sábado. mario soares

“Recebi com tristeza a notícia da morte de Mário Soares, figura-chave do Portugal moderno, amigo do Brasil. O mundo perde um estadista e um defensor da democracia e da liberdade. Meus sentimentos à família e ao povo português”, escreveu Temer em nota divulgada pelo Planalto.

Em nota divulgada na página pessoal no Facebook, o ex-presidente afirma que Mário Soares foi um dos grandes homens públicos do século XX, não só de Portugal, mas da Europa e do mundo.

“Um homem comprometido durante toda a sua vida com os ideias do socialismo democrático e a construção de um mundo mais justo. Lutou contra o fascismo e contra a ditadura em sua terra natal. Sempre defendeu e trabalhou pela cooperação e intercâmbio entre Brasil e Portugal, aproximando nossas nações. Sempre esteve, mesmo nas horas mais difíceis, do lado certo da história”, afirma Lula no texto.

Lula lembra que esteve pela última vez com Mário Soares em 2014, celebrando os 40 anos da Revolução dos Cravos, “que restaurou a democracia na nação que amava tanto”. De acordo com Lula, o ex-premier português mantinha então o mesmo entusiasmo por Portugal e pela solidariedade entre os povos “que vi em seus olhos desde nosso primeiro encontro”.

“Junto-me aos familiares, amigos, admiradores e ao povo português nesse momento de despedida e saudade do amigo Mário Soares”. A vida de Mário Soares, em imagens

Sarney disse que Portugal está ?muito menor? com a morte de Soares:

? Considero que Portugal está hoje muito menor com a morte de Mário Soares. Ele foi a grande figura do país no século XX. Foi o responsável pela salvação de Portugal na grande crise ideológica que viveu depois da revolução dos Cravos. Nós perdemos o grande elo de ligação de Portugal com o Brasil nos tempos contemporâneos. O Mário era de uma geração que considerava Brasil e Portugal como um só país. Ao mesmo tempo, tinha um grande amor ao povo brasileiro. Guardo dele um grande homem público, um grande intelectual e, ao mesmo tempo, um grande estadista da Europa e mundial.

Sarney lembrou ainda a atuação de Mário Soares na descolonização de áreas sob influência portuguesa:

? A ele, nós devemos grande parte da queda de Salazar, da descolonização da África, das colônias portuguesas e de Timor-Leste, que graças a sua persistência e convicção, foi reintegrado à comunidade portuguesa. Ele me convocou logo que assumi a Presidência para que não deixássemos Timor-Leste fora da Comunidade dos Países da Língua Portuguesa. No meu discurso nas Nações Unidas, lembrei que aquela era uma herança da Guerra Fria e, juntos, iniciamos o movimento pela libertação daquela área. Mário era um devoto das relações com o Brasil. Conhecia nossa história, tinha amor pelo povo brasileiro e pelo nosso país. Perdemos um grande homem, não somente português, mas do mundo inteiro. Eu, pessoalmente, um grande amigo, a quem me liguei por afeição, carinho, admiração e devoção ? completou.