Cotidiano

Temer lança programa de desburocratização do setor agropecuário

BRASÍLIA – O presidente interino Michel Temer lança programa de desburocratização do setor agropecuário, com expectativa de ganho de R$ 1 bilhão por ano. Em cerimônia nesta quarta-feira no Palácio do Planalto, 69 medidas foram apresentadas pelo Ministério da Agricultura após mais de 300 demandas do setor produtivo.

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Gilmar Mendes, está no palco ao lado de Temer, assim como Rodrigo Maia, presidente da Câmara. Nesta terça-feira, Mendes fez duras declarações contra suposto vazamento de delação da OAS. Ele chamou investigadores de “falsos heróis”, e que eles encheriam o “cemitério”. Na semana passada, Mendes criticou a Lei da Ficha Limpa, afirmando que ela parecia ter sido escrita por “bêbados”.

Entre as medidas anunciadas hoje estão: fim da reinspeção nos portos e carregamentos vindos de unidades com Serviço de Inspeção Federal (SIF); lançamento de sistema de rótulos para produtos de origem animal, aumento da temperatura de congelamento de carne suína (de -18ºC para -12ºC); revisão de certificações fitossanitárias; e recebimento de laudos digitais também em inglês e espanhol.