Cotidiano

Temer fatia direção da Itaipu entre os partidos de sua base

Jorge Samek foi nomeado no início de 2003 como diretor-geral brasileiro da Itaipu

Foz do Iguaçu – Por escolha pessoal do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, de quem é amigo pessoal, Jorge Samek foi nomeado no início de 2003 como diretor-geral brasileiro da Itaipu. Foi, disparadamente, o mandato mais longevo da história da binacional, que está chegando ao fim 14 anos mais tarde.

Informações vindas de Brasília dão conta que deve ser publicado no Diário Oficial da União desta segunda-feira o decreto presidencial nomeando para o cargo Luiz Fernando Vianna, atual presidente da Copel. Indicado pelo governador Beto Richa e filho de Clóvis Cunha Vianna, ex-prefeito de Foz do Iguaçu, ele é formado em engenharia elétrica e tem várias especializações na área.

Mas não será apenas essa a mudança no comando de Itaipu, último reduto petista e que o presidente Michel Temer decidiu ratear entre os partidos de sua base no Congresso Nacional. No mesmo decreto também deverão ser nomeados os novos integrantes das diretorias auxiliares.

 

OS OUTROS NOMES

Marcos Antônio Baumgartner, ligado ao PP do ministro Ricardo Barros, deve assumir como diretor técnico executivo. Na diretoria administrativa deve entrar Rubens de Camargo Penteado, ex-secretário-geral do PPS no Paraná. As outras duas diretorias deverão ser ocupadas por nomes indicados pelo PMDB. Ramiro Wahrhaftig, ligado ao senador Roberto Requião, deverá responder pela diretoria de coordenação e Marcos Vitório Stamm, ligado ao deputado federal Sérgio Souza, pela diretoria financeira.