Cotidiano

Temer fará reunião no Alvorada para defender medidas econômicas

303965730_1-3.jpgBRASÍLIA – O presidente Michel Temer fará na noite desta terça-feira a primeira reunião no Palácio do Alvorada depois de efetivado. Ele receberá líderes do Congresso e ministros para defender a proposta de emenda à Constituição (PEC) que freia o crescimento do gasto público, já na Câmara, e a reforma da Previdência, que está em fase final de elaboração pelo governo. Na quarta-feira, o presidente repetirá o encontro pela manhã, em café na residência oficial do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ).

O Planalto já está convidando os líderes para a reunião nesta terça-feira às 20h. O jantar acontecerá 21 dias depois de a ex-presidente Dilma Rousseff deixar o Palácio do Alvorada e se mudar para Porto Alegre. Até então, as reuniões de Temer com líderes aconteciam no Palácio do Jaburu, residência oficial atual, ou no próprio Palácio do Planalto, principalmente antes de anunciar projetos que o governo enviaria ao Congresso.

O café na quarta-feira, na residência de Maia, deve acontecer às 9h. Para os dois encontros, a pauta prioritária será a PEC do teto, segundo assessores do Planalto. A reforma da Previdência também será abordada, já que está perto de ser finalizada. O governo havia anunciado que enviaria a reforma para o Legislativo ainda em setembro, antes do primeiro turno das eleições municipais, que será no próximo domingo, 2 de outubro. Entretanto, ainda há dúvidas no Planalto se a meta será cumprida.

As linhas gerais da reforma previdenciária – idade mínima de 65 para aposentadoria, valendo para quem tem até 50 anos ou 45 anos, em caso de mulheres e professores – estão dadas, mas Temer ainda não bateu o martelo completamente. Na semana passada, o ministro da Casa Civil, que comandou as reuniões de discussão da reforma, passou mal e ficou de repouso em Porto Alegre. De volta a Brasília nesta segunda-feira, Padilha reuniu-se com Temer pela manhã no Jaburu e a expectativa é de que a reforma seja fechada nos próximos dias.