Cotidiano

Temer envia coroa de flores a velório de dom Paulo: ?Ao guerreiro do amor, nossa gratidão?

INFOCHPDPICT000063353278

SÃO PAULO – O presidente Michel Temer (PMDB) enviou uma coroa de flores para a Catedral da Sé, no centro de São Paulo, onde acontece o velório de dom Paulo Evaristo Arns, arcebispo emérito de São Paulo. A faixa da coroa, entregue na tarde desta quinta-feira, traz os dizeres ?Ao guerreiro do amor, nossa gratidão?.

Universidades como Unicamp e PUC-SP, o movimento ?Grupo Tortura Nunca Mais? e arcebispos das arquidioceses do Rio e de Juiz de Fora também enviaram coroas.

A fila de fiéis que querem prestar a última homenagem ao arcebispo emérito de São Paulo já avança até a Praça da Sé. A cerimônia atraiu pessoas como a aposentada Judite da Conceição de Sousa, que saiu do Jaguaré, na zona oeste, para ver, pela primeira vez, dom Paulo.

-Decidi fazer uma visita e rezar por ele. Eu já o acompanhava há anos e tinha muito amor e carinho por ele – disse ela.

Com as homenagens, a catedral, que tem capacidade para cerca de 8 mil pessoas, está com ocupação plena desde o começo da da tarde desta quinta-feira.

Dom Paulo será sepultado amanhã na própria Catadral da Sé em uma cripta abaixo do altar-mor, onde estão 2 arcebispos, 13 bispos, 3 padres e o cacique Tibiriçá, considerado o primeiro morador de São Paulo.

Fundada em 1919, a capela tem 619 m2, 7 m de altura, piso de mármore preto e branco e colunas em granito. O último corpo sepultado na cripta foi em 1992, do bispo Dom José Thurle.

Segundo o monitor da Catedral da Sé Marcelo Saraiva, a capela deve voltar a receber visitas já a partir do próximo sábado.

As visitas são monitoradas, mediante pagamento de taxa de R$ 7,00, de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 17h30. Aos sábados, a capela pode ser visitada das 9h30 às 16h e, no domingo, das 12h30 às 16h. Durante as missas, a visita é interrompida.