Cotidiano

Temer: ?Eleição foi recado para a classe política?

Macri - Temer 2.jpgBUENOS AIRES ? Em sua breve visita a Buenos Aires, o presidente Michel Temer comentou o resultado das eleições de domingo passado, principalmente o alto índice de abstenção, e assegurou que “foi um recado para a classe política brasileira”. Perguntado sobre a derrota do PMDB no Rio e São Paulo, Temer tentou minimizar o desempenho de seu partido nas duas cidades afirmando que “em todo o país nós não perdemos o número de prefeitos que fizemos na eleição passada”.

? É interessante, nós não diminuímos o número de prefeituras, acho que até aumentamos? De qualquer forma, em todo o país nós não perdemos o número de prefeitos que fizemos na eleição passada ? declarou o presidente.

Consultado sobre o horário em que votou, Temer esclareceu que “surgiu um compromisso” e por isso mudou sua agenda.

? Eu estava programado para votar num determinado horário, mas depois surgiu um compromisso e fui votar às 8h da manhã. Mudei o horário? disseram “será que ele quis evitar protestos?”. Confesso que a imprensa estava toda lá, a imprensa registrou. Agora se havia protestos mais tarde e eu evitei tanto melhor pra mim e pra democracia ? afirmou Temer.

Reiterando o que disse antes de viajar à Argentina aos jornais “Clarín” e “La Nación”, o presidente disse que os protestos “são naturais numa democracia, principalmente como rescaldo dos últimos acontecimentos que se deram no país. Não me incomodo com eles não”. Nesta segunda, um pequeno grupos de brasileiros que moram na capital argentina realizaram uma manifestação em frente à residência presidencial onde Temer se reuniu com o presidente Mauricio Macri.

Na coletiva que concederam juntos, Temer admitiu que “há uma decepção sem dúvida alguma com a classe política em geral. Não se pode particularizar no partido A ou B”.

? A abstenção foi muito significativa. Portanto, um recado que se dá à classe política brasileira para que reformule eventuais costumes inadequados. Essa foi a primeira mensagem ? frisou Temer.

Na coletiva que concedeu junto com o presidente da Argentina, Mauricio Macri, na residência oficial de Olivos, o presidente brasileiro fez uma pequena analisa das eleições:

? De qualquer maneira, houve um exercício democrático muito positivo, muito acentuado no nosso país, quebrando um ritmo que se vê ao longo da história do Brasil, de que a cada 25 ou 30 anos você tem um problemas insolúveis. Você até muda de Constituição, você até cria um novo Estado. No presente momento, temos tal uma normalidade democrática e isso não está sendo necessário.

Temer disse acreditar que “todos os partidos receberam o recado. Acho que foi um recado dado pelas urnas, primeiro para a classe política”.

? O candidato lá de São Paulo foi eleito com uma expressiva margem de votos no primeiro turno, ele dizia a todo momento, com todo o respeito, “eu não sou político, sou um empresário, um administrador”. Isso deve ter auxiliado nos votos que obteve ? declarou o presidente.