Cotidiano

Temer diz que se teto dos gastos tivesse sido adotado há seis anos, não haveria crise

BRASÍLIA – Durante posse do ministro do Turismo, Marx Beltrão, o presidente Michel Temer disse que se o governo tivesse definido há cinco ou seis anos um teto de gastos públicos, o país não estaria enfrentando a crise econômica atual. Temer aproveitou para pedir empenho dos deputados da base aliada na votação da matéria, marcada para a próxima segunda-feira. E pediu que não se incomodem com a oposição porque ela trabalha historicamente para destruir governos.

? Tenho pequisas reveladoras que se uma hipótese como essa do teto de gastos tivesse sido promovido há cinco, seis anos atrás, estaríamos com zero de déficit e o país estaria recuperado. Peço empenho dos parlamentares, que na segunda-feira estejam aqui, porque é fundamental votar isso ? disse Temer, que continuou:

? Claro que terá oposição, mas não se incomodem com oposição, porque sua posição é política: se não estou no governo tenho que destruir o governo. Isso é uma coisa histórica, cultural, vem de muito tempo.

Temer afirmou que a lógica da instituição do teto de gastos é impedir que se gaste mais do que se arrecada. O presidente sinalizou que haverá mudanças no texto e que o governo terá que aceitá-las.

? Quero que debatam esse tema amplamente, porque quando o Congresso muda alguma coisa, a notícia é que o governo perdeu, mas não é nada disso, porque quem governa é Executivo e Legislativo juntos ? afirmou.

Para garantir quórum na sessão da próxima segunda-feira, Temer convidou os cerca de 400 deputados que integram a base aliada para jantar no Palácio da Alvorada.