Cotidiano

Temer diz que redução dos juros deve ser consistente e sustentável

62913941_BRASIL - BRASÍLIA -BSB - 24-11-2016 - O Presidente da República Michel Temer participa do.jpg

BRASÍLIA – O presidente Michel Temer comemorou a queda de 0,75 ponto percentual na taxa básica de juros (Selic). Por meio do porta-voz do governo, Alexandre Parola, Temer disse que o corte “respalda a convicção de que estão dados os elementos para uma retomada do crescimento e da criação de novos empregos ao longo do ano”. Temer também voltou a celebrar o resultado da inflação, que está dentro da meta, e disse que o resultado abre espaço para que os juros continuem caindo de forma consistente.

selic_1101

? Todos os dados disponíveis indicam que nos próximos meses a inflação seguirá em queda. Com isso, o rendimento do trabalhador se vê protegido do efeito terrível da inflação e abre-se espaço para que a taxa de juros seja gradualmente reduzida, de modo responsável, consistente e sustentável ? disse o porta-voz

Por meio de Parola, Temer citou a repercussão positiva que a queda da inflação e dos juros gerou no sistema bancário, dizendo que o Banco do Brasil anunciou na tarde desta quarta-feira que também está reduzindo suas taxas de juros.

Hoje pela manhã, foi divulgada queda do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que fechou 2016 em 6,29% e em dezembro foi de 0,30%, o menor valor mensal desde 2008. Em 2015, a inflação acumulada foi de 10,67%. O presidente Michel Temer comemorou a volta da inflação a um patamar abaixo do teto da meta, que é de 6,5%. Ele havia dito que o governo estava no “caminho certo”, e que a inflação chegará em 2017 ao centro da meta, que é de 4,5%.

A queda na taxa Selic, que não era reduzida há dois anos, teve sua terceira queda consecutiva.