Cotidiano

Temer diz que opinião de Geddel sobre anistia de caixa 2 é ?personalíssima?

Temer ONUNOVA YORK ? O presidente Michel Temer afirmou, em entrevista coletiva em Nova York, que tomou conhecimento das opiniões do ministro Geddel Vieira Lima, que defendeu a anisitia a políticos que fizeram caixa 2, ?lendo os jornais?, mas que isso se trata da ?opinião personalíssima? do ministro, e não um posicionamento do governo. Questionado como seria a orientação que daria ao seu governo, ele afirmou que ainda vai decidir:

? Isso foi surpreendente para mim. Quando eu chegar no Brasil, vou examinar esta questão. Não tem orientação nenhuma, não daria uma orientação daqui. Pessoalmente, eu acho que não é bom, mas vou chegar lá, quero esclarecer isso, senão parece interferência minha no Poder Legislativo e eu não faço interferência. Registrem bem que vou examinar essa questão lá no Brasil, mas não vou interferir no Legislativo.

Caixa 2

Temer também minimizou o protesto que as delegações de seis países ?Venezuela, Bolívia, Equador, Nicaragua, Costa Rica e Cuba ? durante o discurso dele na abertura da Assembleia Geral da ONU. As delegações saíram do plenário ou só entraram após o discurso do presidente, por considerarem que o processo de impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff não foi legítimo:

? Essa questão de quem sai ou não sai, em 193 países, confesso que nem percebi a saída. E lamento, porque as relações não vão ser governamentais, vão ser institucionais, de Estado para Estado, e não de um governo para outro.

Ele afirmou que sua legitimidade não está sendo questionada por quem “simplesmente lê” a Constituição brasileira:

? Primeiro, recomendo que leia a Constituição brasileira. Não precisa mais do que ler, não precisa interpretação, para verificar que o governo é legítimo, né – disse Temer.

Ao ser questionado pelos jornalistas sobre sua baixa popularidade, o presidente disse que não se importa com isso:

? Se a minha popularidade cair para 5% mas eu salvar o Brasil nesses dois anos e quatro meses, e colocar o país nos trilhos, eu me dou por satisfeito ? disse ele, que completou, quando questionado quando sua popularidade ia subir: ? Sabe que eu não tenho essa preocupação? Eu tenho preocupação com o país. Tudo o que nós estamos fazendo é pelo país. Até, convenhamos, em medidas supostamente impopulares. Porque impopulares elas não são. Elas visam melhorar a situação do país e dos brasileiros.

Questionado sobre se o novo indiciamento de Lula pode piorar o quadro político no Brasil ? que ele clasisficou como extraordinário, minutos antes, a investidores ? Temer disse que não sabe qual será o impacto disso na sociedade. Ele afirmou que não queria dar sua opinião, até por sua história como jurista.

? Não sei quais serão as reações. Acho que deve polarizar no plano jurídico. Certa e seguramente, eu espero que seja assim, pois o senhor ex-presidente tem condições de ir ao Judiciário e, aí sim, polarizar com argumentos ? disse Temer, que foi questionado sobre como recebeu a notícia: ? Recebi como quem acha que… Se estivesse no lugar dele iria ao Judiciário para debater.