Cotidiano

Temer diz que líderes vão fechar questão sobre teto de gastos

2016 940119295-201609201655220515_AFP.jpg_20160920.jpgNOVA YORK – O presidente Michel Temer afirmou hoje que recebeu a ligação dos líderes de três partidos políticos que vão fechar questão sobre a PEC do controle dos gastos,?o que significa que todos os deputados votarão pela proposta?. Ele não informou o nome destes partidos, mas lembrou que se a PEC existisse há quatro anos, o país não teria déficit fiscal hoje.

Além da PEC do controle de gastos para equilibrar o orçamento, Temer prometeu ?uma radical? reforma da Previdência e uma ?modernização das relações trabalhistas?, lembrando que essa é a mais difícil, mas que haverá ?convencimento?. O presidente disse ainda que vai trabalhar para que o negociado em convenções coletivas prevaleça sobre o legislado, tudo para preservar empregos.

? É interessante como a pregação de ideias vale a pena. Estamos falando há 10, 12 meses, sobre isso (o negociado sobre o legislado nas relações trabalhistas) e agora o TST e o STF decidiram que é é possivel estabelecer em convenção coletiva algo de interesse dos trabalhores, até mesmo o horário de trabalho pode ser acordado entre categorias profissionais e empregadores ? disse.

O presidente brasileiro teve almoço com empresários, investidores e analistas de mercado nesta quarta-feira em Nova York. No evento, afirmou que o Brasil já está recuperando a confiança e que o momento é para investir no país. Falou que o Brasil passou por ?um brevíssimo período de instabilidade política?, mas que a ?confiança está voltando rapidamente?:

? Os empresários americanos têm uma longa tradição de investimentos em nosso país, mas em dado momento ficaram um pouco preocupados. Mas não titubeiem, não tenham preocupação. Vamos cumprir o que foi programado e espero que os senhores possam participar (dos investimentos) no Brasil ? disse o presidente no evento organizado pelo Council of Americas, no qual afirmou que acabou a turbulência. ? Venho aqui para convidá-los para participar desta nova fase de crescimento do pais, que será ancorada primeiro pela estabilidade política, em segundo lugar pela segurança jurídica e, em terceiro lugar, pelo tamanho do mercado brasileiro.

? O Brasil possuiu uma estabilidade política extraordinária ? disse Temer em seus 17 minutos de exposição aos investidores, destacando que não há ?autoritarismo? no Brasil e que ele reestabeleceu boas relações entre Executivo e Legislativo.

Também disse que os 34 projetos de infraestrutura e concessão apresentados no tour são apenas os primeiros, pois ?vai abrir ao investimento privado muito mais setores?.

Temer ainda lembrou que apoia a mudança legal na área de petróleo, para a que a Petrobras não seja obrigada a participar de, ao menos, 30% dos campos do pré-sal:

? Juridicamente somos um estado quase adolescente, pois nascemos com a Constituição de 1988.