Cotidiano

Temer diz que Imbassahy será ?aproveitado no momento oportuno?

FORTALEZA – O presidente Michel Temer disse nesta sexta-feira que, “no momento oportuno”, aproveitará o líder do PSDB na Câmara, deputado Antonio Imbassahy, no governo. Temer disse que as “circunstâncias políticas” é que definirão quando isso acontecerá, sinalizando que a decisão só deve ocorrer no início do ano que vem. Descontraído e com um discurso forte, Temer disse que a oposição “falseia” sobre a PEC do teto dos gastos públicos, que tem um “apoio extraordinário” do Legislativo e que “só governa porque tem diálogo com o Legislativo”.

Temer disse que Imbassahy ainda não foi convidado para um cargo, mas que em breve conversará com o tucano,

? Tenho o maior apreço por ele, conversarei com ele, devo aproveitá-lo no governo, não tenho a menor dúvida disso. Mas tudo isso tem um momento certo. E o momento certo será definido pelos diálogos que eu terei ao longo do tempo. Vou ter várias conversas, e o momento oportuno as circunstâncias dirão ? disse Temer, ao ser perguntado se a escolha ficaria para depois.

Temer havia escolhido o tucano para ser o novo Secretário de Governo, mas houve reação do chamado “centrão”, grupo de parlamentares na Câmara ligado ao ex-presidente da Casa Eduardo Cunha.

? O Imbassahy é uma figura preciosa do Legislativo brasileiro, tem o meu apreço pessoal, minha admiração política, apenas noticiou-se que ele já tinha sido convidado e ele não tinha ainda sido convidado ? disse Temer.

Após a crise entre os Poderes por causa do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), Temer disse que “depende” do Legislativo para governar.

? Vivemos abalos constitucionais e, quando pensamos no abalo, pensamos no Legislativo. Temos que respeitar o Legislativo, porque é dele que o Executivo depende. Eu só governo porque dialogo com ele (Legislativo) ? disse Temer, enfático:

? Conseguimos fazer como linha básica do governo a idia do diálogo. E conseguir um apoio extraordinária no Congresso, temos conseguido aprovar matérias difíceis com uma larga margem na Câmara e no Senado. Quero homenagear o Congresso,

Com discurso forte, Temer atacou a oposição e disse que, na democracia, o papel dos opositores na democracia é de ajudar a governar e a fiscalizar. Temer disse que o teto para os gastos públicos será aprovado na próxima terça-feira, dia 13, e agradeceu o “apoio extraordinário” do Congresso.

? Ao lado do diálogo, temos a responsabilidade fiscal, de um lado; e a responsabilidade social, de outro. Vivemos uma situação complicada, recessiva e que dela estamos tentando sair, com décifit de R$ 170 bilhões. Nossos ouvidos se acostumaram aos bilhões. Falamos em bilhão como se fosse a coisa mais trivial do mundo. Quando lançamos a PEC dos gastos, estávamos cortando na própria carne. Faremos orçamentos apenas com a inflação e nada mais do que isso. É um teto geral. Então, há naturalmente prioridades que iremos atender, e Educação e Saúde serão prioridades por um longo momento. Ouço discursos vigorosos contra. E contra o argumento, eu ofereço o documento. É o Orçamento do ano que vem, e aprovado será agora no dia 13 ? disse Temer.

Para ele, é preciso “desmistificar as informações”.

? As pessoas não podem opor-se simplesmente porque são oposição. A ideia de oposição da democracia é para fiscalizar, ajudar a governador, mas não pode falsear. Mas a cultura é que se sou oposição tenho que destruir quem está no governo ? disse ele.

Temer disse ainda que o diálogo é fundamental também com o Poder Judiciário.

PREVIDÊNCIA

Além de fazer uma defesa da PEC do teto, Temer disse que a reforma da Previdência poderia ser ainda mais dura. Num recado, disse que em outros países, como a Grécia, houve corte de salários dos funcionários públicos e não apenas a fixação de uma idade mínima para aposentadoria.

? O tema não é fácil reconheço. Mas o palco próprio para discutir a reforma é o Congresso, porque para lá é que vão as pressões. Digo eu, enfaticamente, isso já se fez em outros países. Limite de idade é um dos pilares e em outros cortaram-se salários em 30% . Não chegamos a isso e, se Deus quiser, não vamos chegar a isso. Pode ser impopular hoje, mas será popular amanhã ? disse Temer.

O presidente disse que resolveu enfrentar os problemas.

? Seria extramente confortável que nesses dois anos gastasse ao máximo e deixasse (o rombo) para os próximos governantes. Mas não, tenho responsabilidade ? disse ele.

PACOTE PARA O NORDESTE

Temer ainda lançou um pacote para o Nordeste: renegociação de dívidas, R$ 47,1 milhões para combate à seca e Fortaleza e mais entrega de 5,1 mil casas para o Ceará quase 5,200 residências aqui, no Ceará. Temer assinou decreto de regulamentação da lei 13.340/2016, que trata da regularização de dívidas rurais. Poderão ser beneficiados contratos realizados até 2011.

? E sei agora que o diálogo que tenho que ter é com o Nordeste e é isso que começo a fazer neste momento. O Nordeste tem sete ministros.

O líder do PMDB no Senado, Eunício Oliveira (CE), fez uma defesa enfática da PEC como relator da proposta.