Cotidiano

Temer diz que decisão de Teori foi ?processualmente correta?

2016 947711698-201610271250310180.jpg_20161027.jpgBRASÍLIA ? O presidente Michel Temer considerou que foi “processualmente correta” a decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Teori Zavascki de suspender a operação Métis, da Polícia Federal, que prendeu na semana passada quatro servidores do Senado Federal.

? O que posso dizer é que processualmente foi uma medida correta. No Judiciário você tem uma instância que decide de uma maneira. A instância superior decide se mantém a decisão ou não ? disse Temer, pontuando que não entraria no conteúdo da decisão do ministro:

? Não entro no mérito da decisão. Seria pretensioso demais. Sou obediente ao que o Supremo decidiu.

O presidente minimizou a crise que já perdura há quase uma semana entre o presidente do Senado, Renan Calheiros, o ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, e a presidente do Supremo, Cármen Lúcia, por conta das ofensas que Renan desferiu a Moraes, a quem a Polícia Federal é subordinada, e ao juiz que decretou as prisões. Para Temer, esse problema está sendo resolvido. Sobre a reunião de amanhã sobre segurança pública, na qual protagonistas da crise se encontrarão, ele disse que sem a “menor dúvida” o clima será de harmonia.

? Acho que o ambiente de harmonia já está decretado. Não vi nada que pudesse agredir o que a Constituição Federal determina e o que o os chefes dos poderes têm falado com muito frequência. Aliás a ministra Cármen Lúcia com muita frequência invoca a ideia da harmonia e da independência entre os Poderes. As questões que vão surgindo, elas vão se resolvendo, pouco a pouco, pelos instrumentos institucionais. Como estão sendo resolvidas ? disse.

Perguntado por jornalistas, o presidente Michel Temer voltou a garantir a manutenção de Alexandre de Moraes no cargo. E minimizou o fato de o ministro já ter, mais de uma vez, dado declarações que causaram problemas para o governo. A última foi justamente quando da deflagração da operação Métis. Na ocasião, disse que a Polícia Legislativa extrapolava suas atribuições.

? Estou satisfeito (com Moraes). Muitas vezes a pessoa diz uma frase e outra frase. Nossa tarefa é exatamente coordenar e pacificar toda e qualquer relação no Executivo, ou mesmo se isso ultrapassar os limites do Executivo ? afirmou Temer.

Após receber credenciais de 11 embaixadores estrangeiros que trabalharão no Brasil, no Palácio do Planalto, no fim da tarde desta quinta-feira, o presidente Michel Temer foi chamado por jornalistas, mas não parou para falar com a imprensa. Entretanto, cinco minutos depois, Temer anunciou que concederia entrevista. É a primeira vez que o presidente convoca a imprensa para lhe fazer perguntas. Até então, o formato era de pronunciamento: Temer falava e ia embora, sem questionamentos dos repórteres.

É também a primeira vez que ele fala à imprensa após a prisão de Eduardo Cunha, ex-presidente da Câmara. Cunha foi preso no dia 19 de outubro. Ao chegar para dar a entrevista, ele se desculpou por não ter atendido o chamado feito antes e disse que foi “deselegante”.