Cotidiano

Temer diz que Brasil já está reconstruindo o caminho do crescimento

China G20-G5B2T6GCD.1.jpgHANGZHOU ? Em sua primeira participação como presidente na reunião do BRICS (grupo que reúne Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), o presidente Michel Temer garantiu que “o caminho do crescimento está sendo reconstruído” no Brasil e que as medidas tomadas nos últimos meses, quando ainda era interino, já mostram efeitos sobre a economia.

? Com as medidas tomadas nos últimos meses, já há sinais de retomada da economia brasileira. Estamos seguros de que, em breve, a nossa economia voltará a crescer, em benefício dos brasileiros e da economia global.

Temer também enfatizou o que chamou de uma ambiciosa agenda de reformas estruturais e afirmo que, com a ajuda do Congresso, o governo vai instituir um teto constitucional para o crescimento das despesas governamentais.

? No Brasil, o caminho do crescimento está sendo reconstruído. Estamos promovendo ajuste fiscal amplo e sustentável.

O presidente também afirmou que o país quer estimular investimentos em infraestrutura, sobretudo por meio de concessões de estradas, portos, aeroportos, ferrovias e sistemas de geração e transmissão de energia.

? Uma ambiciosa agenda de reformas estruturais também está em curso para elevar a produtividade da economia e gerar ambiente de negócios mais favorável.

Temer destacou que os países BRICS são forças positivas para estabilidade econômica global e enfatizou o novo banco de desenvolvimento e o arranjo contingente de reservas.

? Ilustram como podemos trabalhar em conjunto de modo criador, inovador e eficiente. Um trabalho coletivo em prol de uma sociedades mais prosperas e mais justas.

Segundo ele, a ênfase no tema do crescimento econômico inovador durante a presidência chinesa do G20 é muito oportuna.

? Vivemos um momento de profundas transformações nos modos de produção. Nosso desafio é compreender o significado desse momento e encontrar novas fontes de dinamismo.Essa não é tarefa que podemos levar de maneira isolada.