Cotidiano

Temer discute ajuste fiscal com ministros e aliados

SÃO PAULO. O presidente interino, Michel Temer, se reúne na tarde desta sexta-feira com a cúpula do governo e aliados no escritório da presidência em São Paulo para aparar as últimas arestas antes da votação das medidas do ajuste fiscal no Congresso.

Os pontos centrais da discussão são o teto de gastos para o orçamento federal, a renegociação das dívidas dos estados e a reforma da Previdência. Esses temas são considerados essências pela equipe econômica do governo para o ajuste fiscal e retomada do crescimento econômico.

Além de Temer, participaram da reunião os ministros Henrique Meirelles (Fazenda), Dyogo Oliveira (Planejamento), Eliseu Padilha (Casa Civil) e Geddel Vieira de Lima (Governo), o secretário do Programa de Parceria de Investimentos, Moreira Franco, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), o líder do governo no Senado, Aloysio Nunes (PSDB-SP), o líder do governo na Câmara, André Moura (PSC-SE). o deputado federal Carlos Sampaio (PSDB-SP) e a senadora Rose de Freitas (PMDB-ES). O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e o senador Romero Jucá (PMDB-RR) chegaram depois e também participam do encontro.

O primeiro objetivo de Temer é quebrar a resistência do Congresso no caso do teto de gastos. Os parlamentares são resistentes a criar limites de gastos com saúde e educação. Boa parte da base do governo no Legislativo é contra que as mudanças na Previdência atinjam quem já está no mercado de trabalho.

Temer e Meirelles têm a dura tarefa na reunião de convencer os aliados de que não há possibilidade de flexibilizar essas medidas sob o risco dos ajustes serem ineficazes.