Cotidiano

Temer deve enviar reforma da Previdência ao Congresso nos próximos dias, diz Aécio

201610191807323496.jpgBRASÍLIA – O senador Aécio Neves (PSDB-MG) disse nesta sexta-feira que o presidente Michel Temer deve enviar a reforma previdenciária após a aprovação da proposta de emenda à Constituição (PEC) do teto de gastos em primeiro turno no Senado, o que está previsto para acontecer na próxima terça-feira. Aécio afirmou que estimulou Temer a seguir adiante com o próprio plano.

Perguntado se o governo deveria esperar a aprovação da PEC do teto de gastos em segundo turno no Senado – definitivamente, já que a Câmara já deu aval à proposta -, Aécio disse que “não há necessidade”. O plenário do Senado deve votar a aprovação da emenda em primeiro turno na próxima terça-feira.

? Não há necessidade de esperar essa votação (segundo turno da PEC do teto dos gastos) ? declarou Aécio, e completou:

? Essa é a ideia dele (Temer), e nós estimulamos que seja enviada após o primeiro turno.

O presidente já havia falado publicamente que enviaria a reforma previdenciária em dezembro na última segunda-feira, em reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, o Conselhão.

Por enquanto, a quatro dias da votação do primeiro turno da PEC do teto de gastos pelo Senado, o Planalto está sem o ministro responsável pela articulação política com os parlamentares.

Após a saída do ministro da Secretaria de Governo, Geddel Vieira Lima, do governo na manhã desta sexta-feira, Temer recebeu a cúpula tucana para almoço no Palácio do Alvorada. Entre eles estavam o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, o governador paulista, Geraldo Alckmin, o senador Aécio Neves, o prefeito eleito de São Paulo, João Dória, o governador de Goiás, Marconi Perillo. Os ministros do PSDB – Alexandre Moraes, da Justiça, e Bruno Araújo, das Cidades – também foram à reunião.

Segundo previsão do governo, a apreciação pelo plenário do Senado do segundo turno da PEC que freia o crescimento dos gastos públicos será dia 13 de dezembro, duas semanas após o previsto primeiro turno, na terça-feira que vem.