Cotidiano

Temer desiste de ir ao Congresso na abertura do ano legislativo

BRASÍLIA – O presidente Michel Temer desistiu de ir ao Congresso Nacional nesta quinta-feira, na cerimônia abertura do ano legislativo. Como de costume, o ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, levará a mensagem do Poder Executivo aos parlamentares. O Palácio do Planalto havia confirmado nesta quarta-feira que Temer iria para o Congresso.

Os ex-presidentes José Sarney e Luiz Inácio Lula da Silva já foram à abertura do ano legislativo uma vez. A ex-presidente Dilma Rousseff foi à solenidade por duas vezes: em 2011 e em 2016.

Participarão do evento, na tarde desta quinta-feira, o novo presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE) e o novo presidente da Câmara, que deve ser eleito pouco antes da cerimônia. A disputa na Câmara está principalmente entre dois candidatos: Rodrigo Maia (DEM-RJ) ? que cumpre mandato-tampão na presidência da Casa desde junho, após o afastamento de Eduardo Cunha (PMDB-RJ) ? e Jovair Arantes (PTB-GO).

O Planalto nega ter candidato no pleito, mas nos bastidores auxiliares do presidente Michel Temer admitem que há apoio “discreto” para Maia.