Cotidiano

Temer define foto oficial de seu mandato como presidente da República

BRASÍLIA – O presidente Michel Temer definiu a foto oficial à frente do cargo, segundo seu publicitário, Elsinho Mouco. O retrato é do fotógrafo Orlando Brito e produzido pelo marqueteiro, ligado há anos ao PMDB. Diferentemente das fotos oficiais anteriores dos presidentes, desta vez foi feita uma montagem, com um céu azul e a bandeira do Brasil também em destaque.

Elsinho explicou que a intenção do retrato é passar “serenidade e confiança.”

? É tudo o que se espera de um líder que está no comando e tem a missão de tirar o país do caos e resgatar a esperança dos brasileiros. Não é um culto à personalidade, é, antes de tudo, um compromisso com a ordem e progresso.

Questionado se as cores da foto, com um céu azul claro e a bandeira do Brasil em destaque, não tornam a foto pouco sóbria, Mouco disse que se trata de registro histórico:

? O briefing do presidente era esse: uma foto que passasse serenidade, equilíbrio e confiança. Mas que estivesse o conceito em que ele acredita: ordem e progresso. Foto oficial não é exibicionismo, mas um registro histórico.

Em setembro, após efetivar-se na Presidência com o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, Temer disse em entrevista ao GLOBO que fotos oficiais em repartições públicas eram um “culto à personalidade” incompatível com a democracia.

? Sou meio contra pôr meu retrato nas repartições. Primeiro porque toda vez que vejo um retrato meu na parede parece que eu já morri (gargalhadas). Porque é um culto à personalidade que não é compatível com a democracia ? declarou Michel Temer em 11 de setembro.

Procurado, o Planalto ainda não respondeu se o retrato é o oficial.