Cotidiano

Temer decreta uso das Forças Armadas em Pernambuco

BRASÍLIA – O presidente Michel Temer ordenou em decreto publicado nesta sexta-feira as operações de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) em Pernambuco, que enfrenta uma crise de segurança pública que envolve cabos e soldados, que ameaçam entrar em greve. A GLO concede poder de polícia aos militares que serão enviados para o local do conflito. O ministro da Defesa, Raul Jungmann, afirmou que 2,5 mil homens seguirão até o final deste sábado para Recife.

Os manifestantes conseguiram ultrapassar uma barreira e ameaçam seguir em direção ao Palácio das Princesas, sede do governo do estado. No interior do prédio se encontram 600 homens do Exército. A GLO é utilizada em graves situações de perturbação da ordem. As Forças Armadas atuam também para preservar a integridade da população.

O ministro recebeu um telefonema na quinta-feira do govenador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), solicitando o envio das forças.

– O governador tinha me ligado dias atrás falando sobre esse movimento grevista, que a situação estava muito extremada e pode ser que talvez precisasse desse apoio. Disse a ele que avisaria ao presidente Temer e seria montado um planejamento necessário. Ontem (quinta), o governador me ligou e entrou com o ofício solicitando a Garantia da Lei e da Ordem ao presidente. E foi baixado o decreto – disse Jungmann.

O ministro segue neste sábado para Recife, acompanhado do Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, almirande Ademir Sobrinho.