Cotidiano

Temer critica ?vandalismo? de protesto contra teto de gastos

michel-temer (2)BRASÍLIA – O presidente Michel Temer repudiou o ?vandalismo, destruição e violência? de protesto nesta terça-feira contra a proposta de emenda à Constituição (PEC) que limita o crescimento dos gastos públicos ? que deverá ser votada em primeiro turno no plenário do Senado ainda nesta terça-feira.

?A intolerância não é forma de expressão democrática e não pode ser instrumento para pressionar o Congresso? declarou Temer por meio do porta-voz da Presidência, Alexandre Parola, e completou: ?O país não pode ser palco de atos que só disseminam o medo e a intimidação para as famílias e os cidadãos brasileiros?.

Michel Temer ressaltou que o governo ?sempre esteve aberto ao diálogo?, mas defendeu que patrimônios públicos e privados não podem ser destruídos por conta de reivindicações sociais. No começo do mês, em crítica a ocupações em escolas e universidades, Temer havia declarado que ?a pior coisa? seria ?dar muita importância? para esses protestos.

?A pior coisa é quando acontece isso (ocupações) e você dá muita importância?, declarou o presidente à rádio Itatiaia. E acrescentou: ?Se você for perguntar lá exatamente o que estão combatendo, quais são os dispositivos do texto legal, não sei se todo mundo conhece?.

O presidente também criticou os ataques à imprensa no protesto nesta terça-feira. Um carro de uma emissora foi virado:

?A mesma Constituição que garante a liberdade de manifestação protege também a imprensa livre?.