Cotidiano

Temer critica 'isolamento' comercial do Brasil no mercado internacional

BRASÍLIA – Na primeira reunião comandando a Câmara de Comércio Exterior (Camex), o presidente Michel Temer criticou “isolamento” do comércio internacional dos governos passados, sem citar nomes, e afirmou que o Mercosul está “voltando à normalidade”. Em fala na abertura do encontro, transmitida pela TV estatal NBR, Temer pediu esforços de ministros para aumentar a competitividade do Brasil.

? Precisamos romper o relativo isolamento externo dos últimos anos. Negociamos poucos acordos, insuficientes em número e impacto efetivo sobre nosso intercâmbio com o resto do mundo ? declarou Temer, sem mencionar ex-presidentes.

Nos últimos 15 anos, o país foi presidido pelos petistas Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff.

No primeiro mês como interino, Michel Temer assinou decreto alterando a composição da Camex. O colegiado passou a ser liderado pela Presidência da República, em vez do ministério da Indústria, Serviços e Comércio Exterior. Outra mudança do peemedebista foi aumentar a participação do Itamaraty na Camex. Também fazem parte do órgão: Casa Civil, Fazenda, Planejamento, Agricultura e Programa de Parcerias de Investimentos.

Na primeira reunião da Camex com Temer, nesta quarta-feira no Planalto, deve ser debatido o fim do acordo de transporte marítimo entre Brasil e Chile, em vigor desde 1974. Michel Temer pediu urgência para reverter a redução de exportações brasileiras para países da América Latina, e para acelerar negociações entre o Mercosul e a União Europeia. Temer comemorou que o Mercosul esteja “retomando o caminho da normalidade”. Ele pediu revisão em tarifas, mais acordos, eliminação de barreiras ao comércio entre países do bloco e modernização de procedimentos.

? No Mercosul, estamos retomando o caminho da normalidade. Precisamos de um Mercosul ágil e moderno, que sirva de plataforma para que atuemos fortalecidos no cenário internacional. Isso exige um enfrentamento de muitas questões.