Cotidiano

Temer convida empresários estrangeiros a investir no Brasil

201610160911365076_AFP.jpg

GOA, Índia – Na tentativa de atrair investimentos para o Brasil, o presidente Michel Temer disse a uma plateia repleta de empresários que eles encontrarão no Brasil um país com estabilidade política, com respeito aos contratos e com grande mercado consumidor. Sem fazer referência ao governo passado, ele ressaltou que as agências reguladoras brasileiras voltarão a ter papel efetivo. As declarações foram dadas no encontro do Conselho Empresarial do Brics, grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, neste domingo.

brics_1610

? Convido, portanto, as empresas dos países do Brics a investirem no Brasil, a participarem desse nosso novo momento. As senhoras e os senhores encontrarão um país com estabilidade política, com segurança jurídica e com grande mercado consumidor ? falou o presidente.

Ele ainda disse que faz votos que as empresas que já mantêm investimentos no Brasil ampliem sua presença.

? Minhas palavras, já que falo para empresários, são de otimismo quanto à recuperação da economia brasileira. Nosso governo está empenhado em promover reformas que trarão de volta o crescimento e o emprego.

No discurso, o presidente registrou que o governo está empenhado em melhorar o ambiente de negócios. Prometeu ?desburocratizar processos, reduzir custos de operação e zelar pela previsibilidade e pela segurança jurídica?. Informou que foi lançado o programa de parcerias de investimentos e disse que a iniciativa é fundada em regras estáveis. Detalhou os setores em que o país procura parceiros: portos, aeroportos, rodovias, ferrovias, energia, óleo e gás. E deu mais garantias.

? As agências reguladoras voltarão a ter papel efetivo de supervisão.

Michel Temer disse que com as primeiras medidas adotadas, já é possível constatar sinais da volta da confiança. Lembrou que a inflação dá sinais de desaceleração. E encorajou os empresários brasileiros a conhecerem mais as oportunidades de negócios existentes nos demais países do grupo. E disse que o relacionamento entre empresa dos países do Brics devem ser cada vez mais constante e incentivado pelo conselho empresarial do grupo.

? Os senhores podem contar com o renovado compromisso do Brasil com o diálogo entre o Brics e o setor privado. Estudaremos as propostas deste conselho com grande interesse ? ressaltou o presidente, que completou:

? O Brasil passa por momento de transformações. Estamos adotando ações para recuperar o crescimento e gerar empregos. Estamos aprimorando os nossos marcos regulatórios, reforçando a segurança jurídica, criando ambiente propício para novos investimentos.