Cotidiano

Temer coloca Velloso como favorito ao Ministério da Justiça

39864029_13082001 - Ailton de Freitas - PA - O min Carlos Velloso trabalha em seu gabinete no STF -.jpgBRASÍLIA – Pela primeira vez, o presidente Michel Temer mencionou publicamente um dos cotados para o Ministério da Justiça e, assim, o alçou a favorito: Carlos Velloso, ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). Por meio do porta-voz nesta terça-feira, Temer disse que se reuniu e continuará conversando com o “antigo amigo e ex-ministro” Velloso.

O ex-ministro do STF esteve com Temer em audiência reservada na tarde desta terça-feira. A reunião na agenda oficial era com o senador Aécio Neves (PSDB-MG), que levou Velloso. Segundo um assessor de Temer, Velloso e o presidente tiveram por um momento uma conversa a sós.

Ministro justiça

“O Presidente da República recebeu em audiência na tarde de hoje o ex-Ministro do Supremo Tribunal Federal, Doutor Carlos Velloso. O Presidente seguirá conversando com o antigo amigo e ex-Ministro nos próximos dias”, disse o porta-voz da Presidência, Alexandre Parola. É a primeira vez que Temer cita encontro com eventuais cotados para ministérios, e também em que garante que as conversas seguirão com o candidato a ministro.

No encontro, o assunto foram as questões mais urgentes do Ministério da Justiça e o funcionamento da pasta. Temer não chegou a formalizar o convite a Velloso. Mas a sondagem foi explícita. Perguntado pelo GLOBO se aceitaria o convite, Velloso foi reticente. Disse que precisaria checar as ações que assumiu no escritório da advocacia, para ver a possibilidade delegar as causas a outros profissionais. De qualquer forma, o ex-ministro do STF não descartou a possibilidade de assumir o cargo, se o convite for formalizado.

Segundo interlocutores do Planalto, a reunião com Velloso pode apressar a escolha de Temer para a vaga deixada pelo ex-ministro Alexandre Moraes.

? Não há espaço para esperar até a semana que vem para indicar o ministro da Justiça ? disse uma fonte ligada a Temer.

Presidente nacional do PMDB e líder do Governo no Congresso, o senador Romero Jucá (RR) disse que o partido não se opõe a uma eventual indicação do ex-ministro por sua ligações com o PSDB. Diz também que não haverá problema em acomodar a bancada do PMDB da Câmara, que pressiona pela indicação do deputado Rodrigo Pacheco (PMDB-MG) para a vaga do ministro licenciado Alexandre Moraes.

? Não haverá arestas ( se o presidente Michel Temer nomear Velloso). Nós peemedebistas e tucanos somos irmãos siameses na defesa da recuperação do Brasil. Essa questão da bancada de Minas será contornada. O ministro Velloso é mineiro também ? argumentou Jucá.

Mas Jucá alertou, que se fosse ele o presidente, não faria a nomeação do ministro da Justiça antes da sabatina de Moraes no Senado, semana que vem.

? A nomeação já não azeda a sabatina do ministro Alexandre Moraes, mas não é bom. Se fosse eu, esperava. Como sou político, e sei que vai ter gente que vai achar defeito, cria um flanco desnecessário ? avaliou Jucá.

Sobre a idade avançada do ex-ministro Carlos Velloso, que tem 81 anos, Jucá brincou:

? É um garoto! Sarney tem 88 e está com apetite de vereador.