Cotidiano

Temer chega à Goa, na Índia, para participar da cúpula do Brics

Temer Goa.jpegGOA /ÍNDIA ? O presidente Michel Temer chegou na manhã deste sábado à Goa, na Índia, para a cúpula do Brics, grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, neste final de semana. Acompanhado pela primeira-dama, Marcela, o presidente evitou a imprensa e foi direto para o quarto do hotel onde está hospedado.

? Agora, é madrugada lá. Falo à noite ? prometeu Temer.

Na comitiva presidencial, o ministro das Relações Exteriores, José Serra, afirmou que é favorável à criação de uma agência de classificação de risco (rating) para projetos dos Brics que serão financiados pelo banco do grupo. Como revelado pelo GLOBO nessa sexta-feira, o Brasil é o principal opositor à ideia. O Ministério da Fazenda brasileiro é contrário à proposta por considerar que ela não teria o respaldo do mercado financeiro.

? Eu em tese seria favorável, mas não está na agenda para ser aprovado. Há discussões e debates a esse respeito. Eu concordaria pelo ministério, mas não poderia dizer que essa é uma posição do governo brasileiro ? disse o ministro.

Questionado sobre se esse é um momento crucial para o Brics, José Serra afirmou que não considera esse um momento crucial, mas ?um daqueles decisivos?. Segundo ele, o grupo tem de cooperar com a recuperação da economia mundial.

? Se a economia mundial não caminha, os Brics estão caminhando. Se pudermos trabalhar conjuntamente, será uma contribuição fundamental. Não só para a gente, mas para o mundo inteiro ? frisou o ministro.

José Serra ainda falou sobre a possibilidade de maior cooperação na área de medicamentos, como revelado pelo GLOBO no último domingo. Disse que o Brasil tem interesse. O primeiro passo é um acordo que será fechado entre os indianos e a Anvisa para a cooperação nesse setor, confirmado pelo ministro.

Após um breve descanso, o presidente e Serra participarão de um almoço com empresários. Estarão presentes, por exemplo, os presidentes da Vale, Murilo Ferreira; da Weg, Harry Schmelzer e da Perto, Thomas Elbing. Participarão ainda o presidente do Conselho Empresarial dos Brics e CEO da Marcopolo, José Rubens de La Rosa, o vice-presidente Global da Stephanini, Ailton Nascimento, o vice-presidente da Fiesp e presidente da Camara de Comércio Brasil-Índia, Roberto Paranhos do Rio Branco.

Marco Túlio de Oliveira Mendonça, gerente regional do Banco do Brasil para a Ásia também almoçará com o presidente. Assim como a secretária-executiva o conselho empresarial Brics/Confederação Nacional da Indústria (CNI).