Cotidiano

Temer buscará alternativas para estados de fora da renegociação de dívidas

201607051645141758.jpg

BRASÍLIA – O presidente interino Michel Temer disse que buscará alternativas para estados que não foram diretamente beneficiados pela renegociação das dívidas dos estados com a União. Governadores de estados do Nordeste, Norte e Centro-Oeste, cujos estados têm as menores dívidas, vieram ao Planalto nesta terça-feira pedir compensações do governo federal.

estados_1608

? Os estados do Centro-Oeste, Norte e Nordeste continuam com necessidades muito grandes e há necessidade de algum auxilio da União – declarou o governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg (PSB), para quem Temer mostrou-se “extremamente positivo e extremamente compreensivo”. O presidente interino irá pedir à equipe econômica para estudar alternativas para esses estados menos assistidos pela renegociação das dívidas.

Entre os pedidos dos governadores estão o aumento do Fundo de Participação dos Estados, retomada do pagamento do Fundo de Exportação (FEX), auxílio emergencial da União como foi dado ao Rio num total de R$ 7 bilhões para esses estados, e liberação de créditos para empréstimos aos estados.

O projeto da renegociação foi aprovado na Câmara na semana passada com alguns recuos do governo, e ainda serão votados destaques e emendas do projeto, que poderá ser mais modificado.

Mais cedo nesta terça-feira, os governadores estiveram no Senado com o presidente da Casa, Renan Calheiros. Calheiros, que acompanhou a comitiva no Planalto, havia dito que o projeto de renegociação das dívidas dos estados “não resolve por si só o problema”. Na prática, os estados mais endividados com a União foram mais contemplados.

? Há uma preocupação muito grande porque o projeto de renegociação das dívidas dos estados não resolve, por si só, o problema do desequilíbrio federativo – declarou Renan no Senado.

Estiveram na reunião os governadores de 13 unidades da federação: Ceará,