Cotidiano

Temer avalia com aliados melhor data para eleição na Câmara

BRASÍLIA – O presidente interino, Michel Temer, está conversando com os partidos aliados para ajudar na definição da data da eleição à Presidência da Câmara, após a renúncia de Eduardo Cunha (PMDB-RJ).

Ontem, depois que o presidente interino, Waldir Maranhão (PP-MA), marcou a disputa para quinta-feira da próxima semana, ele foi ignorado pelos líderes da base aliada, que decidiram realizar a eleição terça-feira.

Maranhão pediu uma reunião com Temer na noite de ontem, no Palácio do Planalto. Segundo interlocutores presidenciais, o peemedebista está ouvindo os líderes e dirigentes dos partidos aliados para tomar uma decisão conjunta.

Temer está fazendo um apelo aos partidos aliados para que tentem um candidato de consenso, o que evitaria disputas e um eventual racha na base, o que poderia prejudicar a votação de matérias de interesse do governo na Câmara.

No Planalto, a avaliação é de que a eleição não pode passar da semana que vem, sendo resolvida antes do recesso parlamentar.

? O ideal é que a eleição seja tranquila, sem problemas e que haja tempo para todos os partidos se organizarem. O presidente está ouvindo todo mundo ? disse um interlocutor presidencial.