Cotidiano

Temer autoriza envio das Forças Armadas para ruas de Natal

BRASÍLIA – O presidente Michel Temer autorizou o envio de Forças Armadas para reforçar a segurança das ruas de Natal nesta quinta-feira, após pedido do governador do Rio Grande do Norte, Robinson Faria. Ainda não foi definido o contingente utilizado, mas boa parte deve vir do Exército, de acordo com o Palácio do Planalto. Desta vez, os militares só ficarão nas ruas, para que a polícia militar do estado possa ir para o presídio de Alcaçuz, onde detentos estão em confronto. Desde quarta-feira, as ruas de Natal passam por uma onda de violência.

A autorização de Temer ao pedido de reforço “imediato” por Robinson Faria veio no início da tarde desta quinta-feira. Pela manhã, o presidente foi a Ribeirão Preto anunciar o pré-custeio da safra 2017/2018, e de lá já havia conversado com o governador do Rio Grande do Norte. Temer comunicou o ministro do Gabinete de Segurança Institucional, Sérgio Etchegoyen, e o ministro da Defesa, Raul Jungmann.

Na terça-feira, Robinson Andrade havia dito que poderia haver um “novo Carandiru” no presídio de Alcaçuz, onde ocorrem os enfrentamentos de facções criminosas rivais, caso a polícia estadual entrasse na carceragem.

? Se a polícia entrar dentro do presídio, pode haver novas mortes, confrontos policiais, aí vai ser um novo Carandiru. Temos que evitar isso. Vamos entrar em casos de extrema necessidade ? declarou Faria há dois dias;.