Cotidiano

Temer anuncia renovação da Lei do Audiovisual até 2022

temer2.jpgBRASÍLIA ? O presidente Michel Temer anunciou, durante a cerimônia da Ordem do Mérito Cultural, que irá estender até 2022 os benefícios da Lei do Audiovisual. Em seu discurso, Temer afirmou que aumentou em 40% o orçamento do Ministério da Cultura (MinC) para 2017 e que o setor é privilegiado por sua importância, mesmo neste momento de “arrocho”. O reconhecimento foi feito diante de uma plateia repleta de artistas e agraciados pela honraria, que este ano celebra o centenário do samba e teve como homenageada maior Dona Ivone Lara.

Logo que assumiu a presidência, no entanto, Temer extinguiu o MinC, o transformando em secretaria subordinada ao Ministério da Educação. Diante da repercussão negativa, voltou atrás e recriou a pasta. Na posse do ministro Marcelo Calero à frente do MinC, na semana seguinte, depois de recuar, Temer fez um mea culpa e admitiu que percebeu “desde os primeiros instantes” que a área era “tão fundamental” para o Brasil.

? Aumentamos em mais de 40% o orçamento destinado ao Ministério da Cultura em 2017. (O setor cultural) obteve exatamente essas verbas extraordinárias, num momento de arrocho, num momento de aperto, não é? Mas a cultura foi privilegiada neste momento. A cultura é o mais importante bem do povo brasileiro. É por meio dela que nós nos comunicamos ? disse, anunciando em seguida a renovação dos benefícios da Lei do Audiovisual até 2022 para garantir que “nossa produção siga seu caminho de sucesso”.

Numa fala muito mais informal do que o costume, Temer pontuou que o brasileiro tem “mania” de esquecer suas tradições. Ele contou que por uma “feliz coincidência” terminou de ler neste último fim de semana o livro “Noite de Meu Bem”, de Ruy Castro, uma espécie de biografia do samba. O presidente encerrou seu discurso dizendo que sai do Planalto “totalmente distensionado”.

? No Palácio, em Brasília, são sempre momentos de tensão. Hoje, Marcelo (Calero) você vai me proporcionar uma noite tranquila. Estou totalmente distensionado ? disse.