Cotidiano

Temer anuncia ?Cartão Reforma? e programa de regularização de propriedades

RIO – O presidente Michel Temer anunciou nesta segunda-feira o lançamento do ?Cartão Reforma?, que terá crédito de até R$ 5 mil para as pessoas reformarem suas casas, e afirmou que o governo lançará um programa de regularização das propriedades nas cidades.

Em entrevista ao programa de rádio ?A Voz do Brasil?, produzido pela estatal Empresa Brasileira de Comunicação (EBC), Temer disse que a ideia da nova medida é incentivar a geração de empregos.

? Você terá direito a um crédito, mais ou menos até 5 mil reais, para poder reformar a sua casa. Então tem duas faces: prestigiar você, que melhora a sua casa, mas prestigiar também o emprego pela possibilidade da contratação de pessoas ? disse Temer na entrevista.

? Nós estamos lançando um plano que vai regularizar toda e qualquer propriedade em todas as cidades brasileiras e se Deus quiser nós vamos conseguir isso ? também anunciou o presidente.

O ?Cartão Reforma? é um programa similar ao ?Minha Casa Melhor?, lançado pela ex-presidente Dilma Rousseff e que dava crédito para beneficiários do programa habitacional ?Minha Casa Minha Vida? adquirirem móveis e eletrodomésticos para seus imóveis. As novas contratações do ?Minha Casa Melhor? foram suspensas por Dilma em meio aos esforços de ajuste fiscal.

PEC DO TETO: MAIORIA NO SENADO

Na entrevista para ?A Voz do Brasil?, programa criado em 1935 durante o Estado Novo no governo do ex-presidente Getúlio Vargas e que teve versão repaginada lançada pela EBC nesta segunda, Temer também voltou a defender a importância da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que estabelece um limite para o crescimento dos gastos públicos.

A PEC, apontada como crucial pelo governo Temer, já foi aprovada na Câmara dos Deputados e precisa agora ser aprovada no Senado. Temer disse na entrevista ter “certeza” de que a medida será aprovada também no Senado.

? Nós tivemos ampla maioria na Câmara dos Deputados e graças a Deus vamos ter, tenho certeza, uma ampla maioria no Senado Federal ? disse Temer, acrescentando que o lema de seu governo é ?reformar para crescer?.

A PEC limita o crescimento dos gastos públicos à inflação oficial do ano anterior. A expectativa dos senadores é concluir a votação da proposta na Casa até o dia 13 de dezembro.