Cotidiano

Temer afirma que queda da inflação permite redução da taxa de juros

SÃO PAULO ? Em um evento para lançar, em São Paulo, o programa do governo federal de modernização da agricultura Agro +, o presidente Michel Temer afirmou que o plano de recuperação econômica tem dado resultado e que o governo trabalha com um cenário de inflação anual abaixo do centro da meta (4,5%) para os próximos meses, em torno de 4%. A redução do ritmo na subida dos preços, segundo ele, permitirá queda nas taxas de juros brasileiras, o que estimulará o aumento da produtividade.

? Em menos de nove meses de governo, conseguimos reduzir sensivelmente a inflação, de 10,70% para 5,35%. Nós estamos reduzindo os juros no país, tudo isso deriva da força da economia. Mas a força motriz da economia é precisamente o agronegócio ? afirmou Temer, sem estimar a queda da taxa Selic.

Um dos pontos centrais do programa proposto pelo Ministro da Agricultura Blairo Maggi está no barateamento e desburocratização do acesso ao crédito para o produtor rural. Embora não tenha detalhado suas ideias, Maggi afirmou que em cinco anos, a participação do Brasil na produção agropecuária mundial passará de 6,9% para 10%. Tudo isso, segundo Maggi, com aumento de eficiência na pecuária, o que abriria áreas agricultáveis para produtores de grãos e leguminosas.

A uma plateia de empresários do agronegócio, Temer aproveitou para elencar medidas desvinculadas da questão agropecuária às quais o governo tem se dedicado. Citou a reforma do ensino médio e a reforma da previdência entre elas. E criticou as condições do país que herdou, depois do impeachment de Dilma Rousseff:

– Quando nós assumimos o governo, achavam que 2 ou 3 dias depois os 12 milhões de desempregados estariam empregados. É uma inverdade. Apanhamos o Brasil em uma fortíssima recessão. Primeiro, era preciso sair da recessão. A Petrobras estava, com o perdão da expressão, no fundo do poço – disse Temer, que comemorou os ganhos de investidores que compraram ações da estatal em baixa.

Temer reconheceu a impopularidade de algumas pautas do governo, como a PEC do teto e a proposta de mudanças no regime de aposentadorias, mas reforçou a necessidade da aprovação do projeto do governo e tentou conquistar o apoio do setor.

? Ou você reforma a previdência hoje ou daqui a 10 anos, quando você bater à porta do governo, não haverá dinheiro para pagar, como já acontece com muitos estados ? afirmou, reforçando que os trabalhadores já aposentados ou com processos em andamento não terão que se preocupar, porque tem “direito adquirido”.

AFAGOS A GERALDO ALCKMIN

No evento, o presidente Temer e o governador paulista Geraldo Alckmin trocaram afagos públicos. Alckmin é virtual candidato à sucessão presidencial em 2018 e tem se movimentado para obter apoios. No início de seu discurso, Temer disse que Alckmin faz um trabalho “excepcional” , que tem “orgulho de ser de São Paulo” e puxou uma salva de palmas da plateia para ele. Em meio ao discurso que enaltecia suas ações nos últimos nove meses como presidente, Temer fez acenos à candidatura de Alckmin:

– Somos um governo reformista. A confiança vem sendo reestabelecida e queremos entregar a quem venha, governador, um país nos trilhos – afirmou Temer.

Em seu discurso, Alckmin afirmou que “o governo federal tem ido muito bem” mas chamou a atenção para a preocupação dos exportadores brasileiros com o câmbio, sugerindo que a equipe econômica deveria conter a queda do valor do dólar frente ao real, atualmente em R$3 para US$ 1:

– Câmbio desvalorizado esquenta a produtividade – disse Alckmin.

Temer e Alckmin deixaram o evento sem falar com a imprensa.