Cotidiano

Temer afirma que não há tabus entre Argentina e Brasil

64769136_Argentine%27s President Mauricio Macri L is greeted by his Brazilian counterpart Michel Temer.jpgBRASÍLIA – O presidente Michel Temer disse neste terça-feira que Brasil e Argentina têm modos semelhantes de enfrentar a crise financeira: ambos têm “coragem” de recorrer a reformas estruturantes, como, no caso do Brasil, a reforma da Previdência. Em declaração à imprensa durante visita de Estado do presidente argentino, Mauricio Macri, Temer disse que não há “tabus” entre os dois países, e citou um pedido conjunto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para harmonizar normas fitossanitárias e o interesse de ambas as nações em aproximar o Mercosul à Aliança para o Pacífico. Já Macri, que falou em seguida, disse que os dois países têm que ser “sócios” e trabalhar em conjunto. Brasil e Argentina

– Eu tenho dito que este é o governo das reformas. Temos sido ousados para fazer as reformas necessárias para o Brasil,como tenho acompanhado a mesma coragem cívica com que vossa excelência tem promovido reformas na Argentina. Temos que aproveitar a convergência entre nossos países em favor de brasileiros e argentinos. Ficou claríssimo que não há tabus nas relações entre Brasil e Argentina, não há temas que não possam ser tratados e encaminhados. Neste encontro buscamos resultados concretos – disse Temer.

Entre os acordos assinados entre os dois países está uma cooperação para a prestação de serviços de emergência, com carros, ambulâncias e bombeiros, na região de fronteira.

Já Macri declarou que a relação entre as duas nações está “cada vez mais forte”, e que o pedido ao BID para padronização de normas fitossanitárias pode ser um salto “histórico”.

– Esperamos que definitivamente entendamos que somos parceiros e temos muito por compartilhar, muito por trocar – disse o presidente argentino, lembrando da rivalidade dentro de campo entre os países, mas ressaltando a necessidade de mais acordos diplomáticos – A rivalidade deixemos ao esporte, especialmente ao futebol.