Esportes

Temendo vaias, Temer não irá à Arena Condá para velório coletivo

63099422_BRASIL - BRASÍLIA -BSB - 02-12-2016 - O Presidente da República Michel Temer participa de.jpgBRASÍLIA – Mesmo com críticas duras do pai do zagueiro Filipe Machado, um dos 71 mortos no acidente, o presidente Michel Temer está determinado a não ir para a Arena Condá. Equipes da Presidência em Brasília e já em Chapecó estão preparadas somente para a solenidade no aeroporto, na recepção dos caixões. Tragédia da Chapecoense dia IV

Há temor, entre auxiliares, de que Temer fosse hostilizado no estádio, como aconteceu nas duas últimas vezes que foi a arenas esportivas: vaias nas aberturas da Olimpíada e Paralimpíada no Maracanã. Mesmo com seis meses de Palácio do Planalto, Temer tem somente 14% de aprovação, segundo o Ibope.

Assessores minimizam a escolha de Temer, afirmando que a ida ao campo de futebol traria uma imagem “antipática” e levaria “transtornos” por conta do forte aparato de segurança, o que afastaria torcedores do gramado. Para o palácio, as reclamações do pai do zagueiro vêm do momento delicado das famílias.

O presidente entregará a Cruz e Medalha do Mérito Desportivo para os familiares dos mortos. Na Presidência, as críticas do pai do zagueiro são justificadas pelo momento de luto. Todo o aeroporto de Chapecó será mobilizado para o evento: sala de administração para a cerimônia de recepção dos caixões com Temer, a sala de desembarque para familiares e a sala de embarque para a imprensa.

Antes de as urnas serem recebidas pelas autoridades, haverá uma cerimônia militar em homenagem aos mortos, que estarão em três aviões da Força Aérea Brasileira (FAB). O cerimonial estima que os caixões só devem ser levados do aeroporto, em caminhões dos bombeiros, duas horas depois de solenidades no local.