Saúde

Temendo aumento de casos de covid-19, Black Friday de Cidade do Leste pode ser suspensa

Os comerciantes de Cidade do Leste esperam que o Ministério da Saúde autorize a mega-liquidação prevista para o final do mês de novembro

Temendo aumento de casos de covid-19, Black Friday de Cidade do Leste pode ser suspensa

Menos de um mês após a reabertura da Ponte Internacional da Amizade, em 15 de outubro último, outra questão relacionada a pandemia do novo coronavírus tem tirado o sono dos comerciantes de Cidade do Leste. O temor do segmento é com relação ao Ministério da Saúde do Paraguai, que pode suspender a próxima Black Friday devido as aglomerações que facilitam as infecções por covid-19.

De acordo com a imprensa do Paraguai, os comerciantes de Cidade do Leste esperam que o Ministério da Saúde autorize a mega-liquidação prevista para o final do mês de novembro. A preocupação do setor é com as aglomerações de pessoas como nas edições anteriores da Black Friday, maior feira de descontos de produtos e mercadorias da Tríplice Fronteira, incluindo Brasil e Argentina.

“Ainda não temos autorização do Ministério da Saúde. Disseram que vão analisar, mas tende muito para o negativo”, disse Iván Airaldi, secretário de Indústria e Comércio do Governo do Alto Paraná. O comentário é uma reação a pergunta sobre a proposta apresentada às autoridades sanitárias para oxigenar a economia local, gravemente afetada pela pandemia.

Airaldi ressaltou que a principal desvantagem está na aglomeração de pessoas levando em consideração as experiências de anos anteriores. “O que eles (Ministério da Saúde) não querem é que haja uma aglomeração. Segundo eles, será inevitável”, acrescentou ele, em entrevista a rádio La Clave.

Da mesma forma, explicou o secretário de Indústria e Comércio de Alto Paraná, a Black Friday virtual poderia ser realizada com entregas ou take away (retirada no balcão). “Embora essa ainda seja uma ideia que deve ser desenvolvida nos próximos dias”, completou Airaldi.

Contexto

O Paraguai chegou nessa quinta-feira (11) a 68.497 casos confirmados do novo coronavírus. Deste total, 49.039 pacientes foram recuperados. O país registra ainda 1.516 óbitos provocados por complicações da covid-19.

O departamento de Alto Paraná, cuja capital é Cidade do Leste, já contabilizou 7.206 casos de Coronavírus, sendo que 6.693 pessoas foram recuperadas. A doença já provocou 284 óbitos.

Por: GDia via Cabeza News