Cotidiano

Telescópio Hubble captura imagem da morte de uma estrela

potw1705a.jpg

RIO ? O telescópio espacial Hubble conseguiu flagrar um raro fenômeno astronômico: a morte de uma estrela. A imagem, divulgada na semana passada pela Nasa, mostra a transformação de uma estrela de uma gigante vermelha para uma nebulosa planetária, com a liberação de camadas de gás e poeira no espaço.

LINKS ESTRELA

O material é ejetado em direções opostas numa velocidade incrível de quase um milhão de quilômetros por hora. De acordo com a Nasa, os astrônomos raramente conseguem observar esta fase da evolução de uma estrela porque ela acontece ?num piscar de olhos, em termos astronômicos?.

As estrelas possuem diferentes fases de evolução, que duram bilhões de anos. Quase no fim da ?vida?, elas se transformam em gigantes vermelhas, que colapsam e se transformam em nebulosas planetárias, antes de se tornarem anãs brancas. As estimativas apontam que o Sol se tornará numa gigante vermelha em aproximadamente 5 bilhões de anos. O seu tamanho será expandido em cerca de 200 vezes, engolfando os planetas internos do Sistema Solar até a Terra.

A imagem capturada pelo Hubble mostra o material sendo ejetado pela gigante vermelha para formar a Nebulosa Calabash, também conhecida como Nebulosa do Ovo Podre, por conter muito enxofre, elemento que, quando combinado com outros, cheira como um ovo podre. Felizmente, o fenômeno acontece na constelação de Puppis, a 5 mil anos luz de distância.