Cotidiano

Telescópio captura bela imagem de Júpiter em infravermelho

RIO – Perto da chegada a Júpiter da espaçonave Juno, da Nasa, astrônomos usaram o Grande Telescópio do Observatório Espacial Europeu, no Chile, para capturar imagens incríveis em infravermelho do planeta. As imagens integram uma campanha para criar mapas de alta resolução. As observações informarão o trabalho a ser realizado pela sonda, ajudando cientistas a entender melhor esse gigante de gás antes mesmo da chegada de Juno, o que deve acontecer na primeira semana de julho.

A campanha para antecipar as informações envolveu o uso de diferentes telescópios no Chile e no Havaí, juntamente com contribuições de astrônomos amadores ao redor do mundo. Além de proporcionar fotos de Júpiter, os mapas revelam como a atmosfera do planeta vem mudando nos meses que antecedem a chegada da sonda enviada pela agência espacial americana em 2011.

O equipamento percorreu três bilhões de quilômetros no espaço até chegar ao sistema joviano. Sua missão, que vai durar 16 meses, é enviar informações à Terra para ajudar a comunidade científica a explicar a formação do Sistema Solar a partir da evolução de Júpiter. A sonda vai fazer voos a menos de 5 mil km de distância da camada nublada do planeta.

– Esses mapas vão ajudar a preparar o cenário para o que a Juno vai testemunhar nos próximos meses. Observações a partir de diferentes comprimentos de onda através do espectro infravermelho nos permite criar uma imagem tridimensional que mostra como energia e matéria são transportadas pela atmosfera – afirma o astrônomo Leigh Fletcher, um dos envolvidos na campanha.