Cotidiano

Telefónica registra alta de quase 40% no lucro trimestral, mas reduz dividendo

MADRI – O grupo de telecomunicações espanhol Telefónica anunciou nesta quinta-feira uma alta de quase 40% do lucro líquido no terceiro trimestre, mas advertiu que vai reduzir o dividendo dos acionistas para diminuir sua dívida.

O dividendo para 2016 foi rebaixado a ? 0,55 por ação, contra ? 0,75 inicialmente previsto, com o objetivo de ?intensificar a desalavancagem orgânica?, explicou o presidente executivo da empresa, José María Álvarez-Pallete, em um comunicado.

O executivo destacou que isso permitiu ?uma aceleração da desalavancagem no trimestre, principalmente pela significativa melhora na geração de caixa?. No período, o grupo reduziu sua dívida em ? 2,584 bilhões, a ? 49,984 bilhões.

No início de outubro, a empresa conseguiu arrecadar ? 2 bilhões com uma emissão obrigatória após o fracasso na entrada na Bolsa de sua filial de infraestruturas Telxius.

A Telefónica esperava obter liquidez com a entrada no mercado, mas teve que renunciar ao projeto no último momento por falta de interesse dos investidores.

Antes, o grupo também teve que desistir da venda de sua filial britânica O2 ao conglomerado Hutchison Whampoa (Hong Kong) quando a Comissão Europeia proibiu o negócio por temer a redução da concorrência no Reino Unido.

O resultado líquido no trimestre foi de ? 983 milhões, uma alta de 38,5%. O faturamento, no entanto, caiu 6% no período, a ? 13 bilhões, pela redução nas vendas.

O Brasil foi o único país em que a Telefónica melhorou a arrecadação (+7,9% a ? 2,952 bilhões), enquanto o faturamento recuou consideravelmente no Reino Unido (-17%), América Latina (-13,9%) e em menor medida na Alemanha (-5%). Na Espanha, as vendas caíram 0,4%.

O resultado operacional antes de juros, impostos, depreciação e amortização, que serve de indicador para a Telefónica, recuou 1%, a ? 4,175 bilhões.