Política

Tecpar vai fornecer três novos medicamentos ao SUS

Ponta Grossa – O Tecpar (Instituto de Tecnologia do Paraná) teve novos projetos aprovados pelo Ministério da Saúde de PDP (Parcerias para o Desenvolvimento Produtivo), sendo dois de medicamentos biológicos e um de sintético. Com isso, o Tecpar amplia para nove o número de novos medicamentos que fornecerá ao SUS (Sistema Único de Saúde) e fortalece suas plataformas tecnológicas na área da saúde.

Os novos produtos são duas enzimas usadas no tratamento de doenças raras, Imiglucerase e Betagalsidase, e a Lenalidomida, medicamento sintético indicado para mieloma múltiplo.

O diretor-presidente do Tecpar, Júlio Felix, disse que a escolha do instituto pelo Ministério da Saúde fortalece as plataformas tecnológicas da área da saúde e reforça a credibilidade da empresa como laboratório público protagonista na saúde brasileira. “São três novos produtos que o SUS deixará de importar, um passo importante para garantir à população brasileira medicamentos para doenças graves. Essas novas PDPs iniciam o processo de solidificação do Tecpar na área de medicamentos biológicos e sintéticos. Conseguimos esses novos projetos com o apoio do governo do Estado”, afirmou.