Cotidiano

Tecpar e Sonova farão defesa de projeto para produzir aparelho auditivo

Hoje, Ministério da Saúde gasta R$ 75 milhões por ano com a importação do equipamento

Curitiba – Profissionais do Tecpar (Instituto de Tecnologia do Paraná) e da empresa suíça Sonova trabalham para apresentar defesa de um projeto de PDP (Parceria para o Desenvolvimento Produtivo) junto ao Ministério da Saúde. Em conjunto, as companhias concorrem para produzir um aparelho auditivo retroauricular e intra-aural, usado por pessoas com surdez. A defesa será em setembro.

Hoje, o Ministério da Saúde gasta R$ 75 milhões por ano com a importação do equipamento. Depois de ter a proposta aceita pelo ministério, uma equipe multidisciplinar do Tecpar foi até a Suíça conhecer a matriz e a fábrica da empresa, em uma technical due diligence, para que os profissionais avaliassem in loco os dados disponibilizados pelas companhias.

A defesa do projeto é uma etapa fundamental para que o ministério conheça os detalhes da operação, ressalta o diretor-presidente do Tecpar, Júlio C. Felix.

“Estamos convencidos de que o parceiro é o mais adequado ao Tecpar e muito confiantes na aprovação dos projetos pelo Ministério da Saúde”, salienta Felix.

O otimismo também é sentido pelos suíços da Sonova, que são muito seletivos na hora de fazer grandes investimentos. É o que afirma o presidente do Conselho Consultivo da Sonova Brasil, Pedro Stern.

“Os empresários costumam investir apenas em unidades próprias, mas viram a oportunidade de trabalhar com o Tecpar, que demonstrou ter capacidade técnica para a parceria. Temos a confiança de que encontramos o parceiro ideal”, pontua Stern.

As PDPs fornecem produtos de acordo com a necessidade e prioridade da rede pública de saúde e seguem as demandas apresentadas anualmente pelo Ministério da Saúde. As parcerias, firmadas entre laboratórios públicos e privados, têm como meta garantir a autossuficiência do mercado nacional, com base na transferência de tecnologia para a produção para o país.

(Com informações da Agência de Notícias do Paraná)